Foto: Divulgação / ABS
A capital baiana será palco de um dos principais eventos do país voltados à discussão da transição energética. Promovido pela Associação Baiana de Energia Solar (ABS), o II Painel de Transição Energética acontece no dia 17 de julho, a partir das 8h, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). O encontro reunirá especialistas, autoridades públicas, lideranças empresariais e representantes dos setores técnico e acadêmico para debater os rumos da energia limpa no Brasil.
Com o tema “Pré-COP 30”, o evento se propõe a funcionar como uma prévia regional da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que será realizada no Brasil ainda este ano. O objetivo é ampliar o diálogo sobre políticas públicas, inovação e os efeitos da Medida Provisória 1.300, que propõe mudanças estruturais no setor elétrico nacional.
O evento conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Salvador (SEMDEC) e apoio institucional de entidades como o SEBRAE Bahia, FIEB, FECOMÉRCIO-BA, AMCHAM Salvador, Consórcio Nordeste, SECIS, Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia e Conselho Regional de Técnicos Industriais da Bahia (CRT-BA).
Para Marcos Rêgo, presidente da ABS, o evento representa a consolidação da atual gestão da entidade e reforça a importância da Bahia no avanço das fontes renováveis no país. “Em um ano e meio de gestão, conseguimos colocar a ABS no centro das discussões sobre políticas públicas de energia limpa. Atuamos para garantir o direito dos consumidores de gerarem sua própria energia”, afirma.
Programação temática
A programação será dividida em três painéis temáticos, precedidos por um welcome coffee para recepção e networking entre os participantes.
- Painel I – PROTENER e Nova Indústria Brasil
Abrirá os debates com foco no Programa de Transição Energética da Bahia (PROTENER), apresentado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (SDE). A discussão também contará com a presença de Vladson Menezes, superintendente da FIEB, que abordará os impactos da política industrial Nova Indústria Brasil. A mediação será feita por representante do Consórcio Nordeste.
- Painel II – Iniciativas e Inovações na Agenda de Transição Energética
O segundo painel será dedicado a soluções inovadoras no uso da energia solar em cidades e setores produtivos. Participam do debate Ivan Paiva, secretário de Sustentabilidade de Salvador; Isabel Sartori, da Fecomércio-BA; e representantes do Sebrae. O CRT-BA mediará o debate com foco no papel dos técnicos na transição energética.
- Painel III – MP 1.300 e a Reforma do Setor Elétrico
Encerrando a programação, este painel analisará os impactos da MP 1.300 para os pequenos e médios integradores de energia solar. Participam o deputado federal João Carlos Bacelar (PL/BA) e Hewerton Martins, presidente do Movimento Solar Livre.
Bahia como referência em energia limpa
Para a ABS, o painel fortalece o protagonismo da Bahia no debate energético brasileiro. “É uma oportunidade de colocar o estado no centro das discussões que antecedem a COP 30. Queremos construir um caminho coletivo para uma matriz mais limpa e justa”, reforça Rêgo.
A expectativa é de que o evento reúna cerca de 150 participantes entre autoridades, técnicos, empresários, estudantes e sociedade civil. A participação é gratuita, mediante inscrição prévia pela plataforma Sympla. As vagas são limitadas.