Alex Sá Gomes propõe cidade mais verde com ativismo ambiental criativo
Alex Sá Gomes. Crédito: divulgação/Conecta PR Com olhar atento e mãos prontas para plantar, o paisagista e ativista ambiental Alex Sá Gomes tem mobil...
Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS
Os soteropolitanos que já tinham tirado os casacos do armário vão precisar mantê-los à mão por mais um tempo. Salvador registrou, recentemente, a menor temperatura do ano até agora: 18,9 °C, segundo dados da estação meteorológica de Barro Duro. E a previsão é de que o frio continue firme nas próximas semanas.
De acordo com a meteorologista Cláudia Valéria, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), as temperaturas podem cair ainda mais, chegando a 17,5 °C até o fim do inverno. A estimativa vale especialmente para a Base Naval de Aratu, em São Tomé de Paripe — área monitorada pelo Inema e conhecida por registrar os menores índices térmicos da capital.
Outros pontos da cidade também vêm apresentando temperaturas baixas. A Base Naval marcou 19,4 °C, enquanto o bairro de Valéria, monitorado pela Defesa Civil de Salvador (Codesal), teve 19,7 °C.
Além do frio, os próximos dias também serão marcados por instabilidade atmosférica. Segundo aviso meteorológico emitido pela Codesal, Salvador deve apresentar céu nublado a parcialmente nublado nos próximos dias, com chances de até 70% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Nesta quinta-feira (24) e na sexta-feira (25), a chance de chuva segue em 50%, com o mesmo padrão de intensidade.
A orientação da Defesa Civil é que a população fique atenta a possíveis alertas e, em caso de emergência, acione o número 199.
Para quem espera um alívio no clima, a previsão não é animadora: o frio deve permanecer até, pelo menos, a primeira quinzena de setembro, mantendo as temperaturas amenas e os ventos característicos desta época do ano na faixa leste da Bahia. “Esse frio continua no decorrer de toda a estação de inverno. Pelo menos até setembro, vai ser muito frequente a gente sentir essa temperatura mais agradável”, diz Cláudia. “Julho e agosto costumam ser meses mais ventosos aqui no litoral, o que contribui para a sensação de frio. É um bom momento para o soteropolitano aproveitar, já que o resto do ano tende a ser bem mais quente”, conclui.
Alex Sá Gomes. Crédito: divulgação/Conecta PR Com olhar atento e mãos prontas para plantar, o paisagista e ativista ambiental Alex Sá Gomes tem mobil...
Fotos: San Junior e Divulgação A Arena Fonte Nova acaba de lançar seu Programa ASG (Ambiental, Social e Governança), consolidando sua atuação como agente de tr...
Imagens: Revista Let's Go Bahia A nova edição da Let's Go Bahia mostra como empresas e produtores da região têm investido em tecnologias e boas práticas q...