Sustentabilidade

Nova loja da Ferreira Costa nos Barris será de alta eficiência energética e ambiental

Nova loja da Ferreira Costa nos Barris será de alta eficiência energética e ambiental
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

31/07/2023 8:45pm

A construção da segunda unidade da Ferreira Costa em Salvador está em andamento, e o empreendimento promete ser uma referência em sustentabilidade e eficiência energética. Localizada no bairro dos Barris, a loja foi projetada com foco na preservação do meio ambiente, adotando tecnologias e práticas eco-friendly.

Dentre as inovações sustentáveis, a loja contará com uma usina fotovoltaica para geração própria de energia, reduzindo a dependência da rede elétrica convencional. O sistema de ar-condicionado será equipado com tecnologia de ponta, garantindo maior eficiência no consumo energético, e a iluminação será totalmente em LED de última geração, proporcionando economia e menor impacto ambiental.

A preocupação com o uso consciente da água também é destaque no projeto. A loja irá implementar máquinas de resfriamento de alta eficiência para reduzir a demanda na rede elétrica, além de utilizar irrigação inteligente e torneiras automáticas para economizar água. O reaproveitamento de águas da chuva também será uma prática adotada no estabelecimento.

A unidade dos Barris também buscará a certificação ambiental EDGE, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável. Pontos de abastecimento para veículos elétricos ou híbridos também estarão disponíveis na loja, incentivando o uso de transporte mais limpo e ecológico.

Além das medidas ambientais, a nova loja terá praças e canteiros centrais verdes, coleta seletiva de resíduos e disponibilizará caixas de papelão para os clientes, reduzindo o consumo de sacolas plásticas. Também haverá um ponto de entrega voluntária (PEV) para lâmpadas fluorescentes, eletroeletrônicos e óleo vegetal usado.

O investimento no empreendimento é de R$ 100 milhões e espera-se a geração de mais de 600 empregos diretos. Com 900 vagas de estacionamento, a loja oferecerá aos clientes uma ampla variedade de produtos em três grandes áreas: mundo empresas e negócios, mundo casa e mundo construção, incluindo pisos e revestimentos, tintas, eletrodomésticos, móveis, decoração, utilidades domésticas, entre outros. O novo Home Center da Ferreira Costa reforça o compromisso da empresa em ser uma referência em sustentabilidade e eficiência energética no setor varejista.