Sustentabilidade

Mariana Lisbôa assume a presidência do Conselho Diretor da ABAF

Mariana Lisbôa assume a presidência do Conselho Diretor da ABAF
Da Redação

Da Redação

31/03/2022 7:30pm

O Conselho Diretor da Associação Baiana das Empresas de Base Florestal - ABAF está sob nova direção, marcando uma presença feminina pela primeira vez ao longo dos 18 anos da associação , a Líder Global de Relações Corporativas da Suzano S.A. e advogada com longa experiência na área ambiental, Mariana Lisbôa, acaba de assumir a presidência. 

“Em nome da Suzano agradeço às empresas associadas que me indicaram para presidir a ABAF que representa o setor de florestas plantadas na Bahia. Este setor, entre outras contribuições econômicas, sociais e ambientais, é hoje referência mundial em sequestro de carbono, contribuindo de forma substancial para minorar os impactos das mudanças climáticas, melhorando a qualidade de vida das pessoas (especialmente nas regiões mais distantes dos grandes centros) e do planeta”, declarou Mariana Lisbôa. 

Além da Mariana, o conselho do biênio será formado por Altair Negrello Junior, Gerente Sênior de Operações Florestais da Bracell; Sebastião da Cruz Andrade, Diretor de Recursos Florestais da Ferbasa; Márcio Penteado Geromini, Engenheiro Florestal da Caravelas Florestal e Renato Gomes Carneiro Filho, Diretor de Sustentabilidade da Veracel.

Para completar, Wilson Andrade, que permanece como diretor executivo da ABAF, “nesses 18 anos de atuação tivemos muitos aprendizados e conquistas, graças à orientação dos membros do Conselho Diretor, que sempre se renovam. Também contamos com a cooperação que temos com as empresas associadas, com os demais conselhos e Grupos de Trabalho da ABAF e dos parceiros no Governo (federal, estadual e municípios), no Legislativo, no setor empresarial, junto a instituições do setor florestal e do agro, ONGs, academia, produtores, entre outros”.

A ABAF afirma que, tanto o setor florestal, quanto a Suzano, vem investindo em projetos de incentivo e ações que contribuem para aumentar a presença das mulheres em todas as áreas e níveis hierárquicos. O Panorama de Gênero do Setor Florestal 2021, da Rede Mulher Florestal, mostrou o aumento da participação feminina no setor, sendo que 89,5% das organizações ouvidas estão comprometidas com assuntos relacionados à diversidade e à inclusão.