Sustentabilidade

A manhã desta quinta-feira foi marcada por sustentabilidade e inclusão na praia da Barra

A manhã desta quinta-feira foi marcada por sustentabilidade e inclusão na praia da Barra
Da Redação

Da Redação

11/11/2021 6:15pm

O Instituto de Cegos da Bahia e a Família Schurmann realizaram um projeto conjunto de limpeza da praia e mergulho no mar com alunos, mergulhadores e instrutores na manhã desta quinta-feira (11). 

Os alunos do instituto estão acostumados a superar desafios, e hoje utilizaram dos sentidos aguçados junto ao Vilfredo, Heloisa, Wilhelm e Erika, integrantes da Família Schürmann, para realizar essa ação em prol do meio ambiente e viver essa experiência inédita, sob a supervisão dos instrutores de mergulho do grupo Fundo da Folia. 

“É muito importante para eles, pois além de ser uma experiência inusitada, tem o ensinamento, que vai criando uma consciência de limpeza das praias e de manter a natureza intacta”, pontua Heliana Diniz (foto), presidente do ICB. 

A sensação de liberdade e equilíbrio foi o que mais empolgou Ricardo Muniz (foto), triatleta do ICB, 35 anos, enquanto remava na prancha de stand up paddle. “Foi a minha primeira vez no stand up e estar no mar me faz esquecer da deficiência. O esporte tem me ensinado o respeito pelo mar e que precisamos uns dos outros”, disse, ressaltando que todos podem contribuir para a preservação do planeta. “Se nós, que temos deficiência visual, tivemos a oportunidade de fazer essa limpeza, as pessoas que não têm limitação nenhuma também podem cuidar do ambiente marítimo e da natureza, pois lugar de lixo é no lixo”, completou.

O surfista e mergulhador José Augusto Sampaio, o “Zeca da Praia”, 60 anos, ficou muito emocionado ao acompanhar o triatleta em sua primeira vez na modalidade. “Essa foi uma das emoções mais fortes que já vivi praticando esporte, pois nunca pensei em ser os olhos de alguém antes. Estávamos os dois na prancha e, logo na entrada da praia, começamos a entrar em curva. Ricardo mudou o lado do remo e, quando perguntei por que, ele disse que a prancha estava girando. Ele sentiu o movimento e a sensibilidade dele me emocionou muito, é uma lição de vida”, declarou. Ao retornarem à areia, ele teve outra surpresa ao ver o triatleta subir em outra prancha e sair remando sozinho após algumas instruções que recebeu. “Ele veio me agradecer, me chamando de professor, mas ele é que foi o mestre hoje”, disse com os olhos marejados.

Comandante da expedição a Voz dos Oceanos, Vilfredo Schürmann afirmou ser a primeira vez que vê algo assim no Brasil e falou da emoção ao participar. “Acho que é uma iniciativa que vai se espalhar pelo país inteiro. É emocionante saber que, mesmo não enxergando, o coração deles está sentindo. Ao coletar o lixo e sentir com o tato o que deveria estar no lixo, eles desenvolvem a consciência de preservação da natureza. Com essa ação, o instituto vai ramificando essa ideia para os familiares desses meninos e para as suas comunidades, fazendo a diferença e contribuindo para a limpeza desse grande oceano”, concluiu.

Essa ação faz parte da Expedição ‘Voz dos Oceanos’ na qual a Família Schürmann viaja ao redor do mundo para mostrar o enorme dano que o lixo causa aos mares. Em cada porto fazem a limpeza de uma praia, e aqui na capital baiana, atracaram na Barra onde executaram a ação de limpeza da famosa praia.