Foto: Ares Soares
Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, Fortaleza será o palco da oitava edição do Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA), que ocorrerá no campus da Universidade de Fortaleza (Unifor). O evento reunirá jornalistas e especialistas de todo o Brasil para debater temas como economia regenerativa, governança climática inclusiva, cobertura ambiental digital, e o impacto de desastres ambientais, como o ocorrido recentemente no Rio Grande do Sul.
A programação contará com seis mesas temáticas, seis oficinas e uma palestra de destaque intitulada “Comunicação Ambiental para a Juventude”, apresentada pela jovem indígena Gabriella Lourenço, do projeto VERUS. As palestras serão transmitidas ao vivo no YouTube da Unifor e pelas redes sociais dos organizadores: Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA), Eco Nordeste, Envolverde e o curso de Jornalismo da Unifor.
O Congresso marca o retorno do CBJA após um intervalo de cinco anos devido à pandemia de Covid-19. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Nordeste. “Este congresso é uma oportunidade única para discutir o jornalismo ambiental e os desafios profissionais do setor, além de explorar o mercado de trabalho emergente nesta área", destaca Dal Marcondes, presidente da RBJA e um dos organizadores.
O evento contará com a presença de jornalistas renomados como André Trigueiro (GloboNews), Afra Balazina (Fundação SOS Mata Atlântica), Kátia Brasil (Amazônia Real), Maristela Crispim (Eco Nordeste), entre outros profissionais de referência no campo ambiental e de comunicação.
Além dos debates e palestras, o CBJA oferecerá oficinas presenciais voltadas para o aprimoramento de técnicas e o desenvolvimento de novas habilidades relacionadas ao jornalismo ambiental. As oficinas terão vagas limitadas, com inscrições gratuitas pelo Sympla.