Sustentabilidade

Evento em Brasília lança “Carta das Mulheres” para a COP30; ativista baiana Gilda Gomes é a única representante do estado

Evento em Brasília lança “Carta das Mulheres” para a COP30; ativista baiana Gilda Gomes é a única representante do estado
Da Redação

Da Redação

07/10/2025 7:30pm

Fotos: Divulgação / Carta das Mulheres

As ministras Marina Silva (Meio Ambiente) e Sônia Guajajara (Povos Indígenas) participam, ao lado da ativista climática baiana Gilda Gomes, do lançamento da “Carta das Mulheres” para a COP30, que ocorre nesta semana em Brasília. O documento, construído de forma colaborativa por institutos, associações civis, coletivos e grupos educacionais, chama atenção para os impactos das mudanças climáticas na vida das mulheres e será apresentado durante a Conferência do Clima, em novembro, em Belém (PA).

O lançamento acontece dentro da programação do Festival Curicaca, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na Arena BRB, com expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas.

Segundo Gabriela Rollemberg, coordenadora do evento, as mulheres representam 80% das pessoas mais afetadas pela emergência climática, mas continuam subrepresentadas nas decisões políticas.

“A Carta buscará propor políticas públicas concretas, legislações e incentivos para enfrentar os efeitos da crise climática, fortalecendo redes de apoio e representação feminina”, afirma Gabriela.

Única representante da Bahia no encontro, Gilda Gomes atua como educadora ambiental e ativista climática, com projetos voltados à sustentabilidade e à inclusão social de mulheres em comunidades vulneráveis.