Sustentabilidade

Choveu em outubro três vezes o esperado para o mês em Salvador, informa Codesal

Choveu em outubro três vezes o esperado para o mês em Salvador, informa Codesal
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

05/11/2025 2:18pm

Foto: Jefferson Peixoto / Secom PMS

Salvador registrou, em outubro, o maior volume de chuva para o mês desde o início das medições históricas, segundo dados do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec/Codesal). A estação da Boca da Mata contabilizou 300,4 milímetros de precipitação, valor cerca de três vezes superior à média climatológica do período — um aumento de aproximadamente 230%.

De acordo com a Codesal, os segundos e terceiros maiores registros de outubro ocorreram na Estação de Ondina, com 296,9 mm em 1990 e 272,3 mm em 1986. A estação de Ondina é a referência oficial para o acompanhamento das médias históricas da capital baiana.

Neste ano, Ondina registrou 128 mm, volume 41% acima da média histórica de 91 mm para o mês. Em outras regiões da cidade, os índices foram ainda mais expressivos: Nova Brasília (290,6 mm), Fazenda Grande do Retiro (285 mm) e São Cristóvão (282,8 mm) também superaram amplamente a média.

Segundo o Cemadec, os dados revelam um comportamento irregular das chuvas em Salvador, com eventos localizados e de alta intensidade cada vez mais frequentes. O órgão reforça a importância de políticas contínuas de prevenção e adaptação climática.

Nos últimos anos, a Prefeitura de Salvador já realizou intervenções em mais de 560 áreas de risco e anunciou, recentemente, R$ 130 milhões em novas obras para atender 46 regiões da cidade.

Criado em 2016, o Cemadec é considerado referência nacional no monitoramento meteorológico urbano, atuando em conjunto com o Centro de Estudos e Pesquisas da Defesa Civil (Cepedec) na formulação de políticas públicas voltadas à segurança da população.

A Codesal também mantém programas de educação e mobilização comunitária, como os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs), o Nupdec Mirim, o Projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE), o Mobiliza Defesa Civil e simulados de evacuação de áreas, todos voltados ao fortalecimento da cultura de prevenção em Salvador.