Sustentabilidade

Braskem avança em iniciativas de eficiência hídrica com foco na promoção do desenvolvimento sustentável

Braskem avança em iniciativas de eficiência hídrica com foco na promoção do desenvolvimento sustentável
Da Redação

Da Redação

01/06/2021 1:00pm

Em busca de contribuir com o desenvolvimento sustentável do planeta, a Braskem segue empenhada em investir na ecoeficiência operacional das suas plantas. Este é um dos sete novos macro-objetivos lançados pela companhia em alinhamento aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030. Uma das estratégias para alcançar este compromisso é a eficiência hídrica, reduzindo o consumo de água em suas unidades operacionais.

A Bahia alcançou resultados expressivos nessa área, após implantar o projeto de redução de perdas de água de resfriamento (AGR) na unidade Q1, no Polo Industrial de Camaçari (BA), uma das principais unidades da companhia no Brasil. A iniciativa gerou uma economia de mais de 300 milhões de litros de água, o equivalente ao consumo de cerca de 9.000 pessoas em seis meses.

Para o diretor Industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano, essas ações são essenciais, já que impactam diretamente a sociedade. “Temos consciência da importância da redução do descarte e do uso de água, preservando este recurso para o consumo humano.  Com a implementação de melhorias em nossos sistemas, alcançamos reduções expressivas, mas ainda temos muito o que avançar, tanto em otimização do consumo como em reuso.”, pontua Alfano.

O projeto ainda está em andamento em Camaçari e as expectativas são de alcançar mais economia, com a implantação de novas melhorias. Os esforços, no entanto, não estão restritos às plantas da Bahia. “O desenvolvimento sustentável faz parte do DNA da Braskem, que já nasceu com este compromisso, guiando toda nossatrajetória empresarial”, afirma Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.

Desde sua criação em 2002, a Braskem investe em diversas iniciativas para economia e reuso de água, destinando mais de R$ 280 milhões em projetos que melhoraram a eficiência hídrica da empresa, tornando-a uma das indústrias químicas que menos consome água no mundo, de acordo com dados do InternationalCouncilof Chemical Associations (ICCA).

Iniciativas como essa fizeram com que a Braskem continuasse no ranking de empresas líderes em gestão hídrica (A) e de riscos climáticos (A-) do CDP (CarbonDisclosureProgram), organização sem fins lucrativos que seleciona as melhores empresas de capital aberto no mundo em relação ao gerenciamento da emissão de gases de efeito estufa, consumo da água e uso das florestas. A companhia alcançou classificação máxima na “WaterList” pela quarta vez consecutiva e se manteve como empresa líder na “ClimateList” pela sexta vez seguida, reforçando seu engajamento e atuação de impacto positivo no tema.

Essas conquistas estão alinhadas com a meta da indústria, que almeja estar entre as referências em ecoeficiência operacional no setor petroquímico global. Esse é um dos macro-objetivos recentemente lançados pela Braskem. Os demais seguem nas dimensões de saúde e segurança, resultados financeiros e econômicos, eliminação de resíduos plásticos, combate às mudanças climáticas, responsabilidade social e direitos humanos e inovação sustentável. Foram trançadas metas claras para cada um deles. Para saber mais, acesse www.braskem.com.br/macroobjetivos.