Sustentabilidade

Bahia se destaca em Fórum Mudanças Climáticas do Norte/Nordeste

Bahia se destaca em Fórum Mudanças Climáticas do Norte/Nordeste
Da Redação

Da Redação

20/09/2024 1:00pm

Foto: Wuiga Rubini


Salvador sediou, na manhã desta quinta-feira (19), o I Fórum de Mudanças Climáticas do Norte/Nordeste, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reunindo juristas, gestores públicos e empresários para debater eventos climáticos extremos, alternativas para a descarbonização e a transição energética nas regiões Norte e Nordeste do país. O evento, realizado na Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), no Stiep, contou com a presença do secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, que representou o governador Jerônimo Rodrigues e o Consórcio Nordeste, no qual atua como coordenador da Câmara Temática de Meio Ambiente.

Durante a cerimônia de abertura, Eduardo Sodré destacou os esforços da Bahia na prevenção a incêndios florestais, com o estado deixando de figurar entre aqueles em situação de emergência. Atualmente, a Bahia ocupa a 14ª posição no ranking de incêndios florestais. Em 2023, o governo estadual destinou R$ 491,5 milhões para ações emergenciais e continuadas, focadas na mitigação da estiagem e no combate a incêndios em municípios baianos.

“Nós enfrentamos o El Niño no ano passado e agora estamos sob o efeito do La Niña. Setembro é um período crítico para a Bahia, mas estamos conseguindo combater de forma eficaz. Atendemos cerca de 100 municípios, monitorados diariamente em conjunto com o Corpo de Bombeiros, e a situação está sob controle, principalmente na região oeste, no Bioma Cerrado”, afirmou Sodré. Ele ressaltou que, no momento, os maiores focos de incêndios estão no Pantanal e na Amazônia.

Daniela Borges, presidente da OAB Bahia, enfatizou a importância de unir setores públicos e privados para encontrar soluções coletivas para as mudanças climáticas. “A preocupação da OAB é construir soluções que envolvam diversos atores – setor público, privado, sociedade civil – pois acreditamos que o caminho para enfrentar as mudanças climáticas passa por pensar coletivamente”, afirmou.

O fórum contou com discussões sobre temas como litigância climática, financiamento e investimentos para o enfrentamento das mudanças climáticas, políticas públicas de mitigação, além da preparação para a COP30. Ao final do evento, será criado um grupo de trabalho da OAB do Norte-Nordeste, com o objetivo de dar continuidade às discussões após o encerramento do fórum.