Social

Joaci Góes toma tomará posse no IGHB nesta quinta-feira

Joaci Góes toma tomará posse no IGHB nesta quinta-feira
Da Redação

Da Redação

25/01/2022 4:30pm

O empresário, advogado, jornalista, político e intelectual Joaci Fonseca de Góes tomará posse se tornando o novo presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - IGHB, nesta quinta-feira (27). A cerimônia será às 17h, virtualmente em virtude à pandemia do coronavírus. 

“Depois de resistir, por algum tempo, ao convite da atual direção do IGHB, para encabeçar a chapa para sucedê-la, cedi, dominado pelo sentimento de desvanecedora honraria de dirigir a mais antiga e importante instituição cultural baiana, no biênio 2022-2023, detentora de tantas e tão caras tradições. Esse sentimento é repassado da tensa responsabilidade de integrar o rol de personalidades ilustres que têm desempenhado esse papel desde o remoto ano de 1894, as duas últimas nas pessoas da saudosa historiadora Consuelo Pondé de Sena, falecida em 2014, e do competente administrador Eduardo Morais de Castro, ao longo dos últimos sete anos e meio, ambos com marcante desempenho”, diz Joaci.

Entre as propostas apresentadas por Góes estão: a digitalização de todo o acervo documental do IGHB, conforme as recomendações das modernas técnicas de arquivo e Extensão aos 417 municípios baianos e o programa Leitura sem Fronteiras; Criação dos prêmios Edivaldo Machado Boaventura e João Eurico Matta, para trabalhos no campo da História e Geografia baianas; Realização do 8º Congresso de História da Bahia; Realização do Primeiro Simpósio Acadêmico de Geografia; Celebração do Bicentenário do Dois de Julho; Criação do Café Literário; Extensão aos 417 municípios baianos do programa Leitura sem Fronteiras; Criação do Museu da Libertação, no Solar Boa Vista, no Engenho Velho de Brotas, onde morou Castro Alves; Transformação em Museu da Sede do IGHB; Incorporação e defesa do Semiárido como parte da luta permanente do IGHB e a criação do Prêmio Professor Cid Teixeira.

Para o programa Leitura sem Fronteiras, que surgiu a partir da suposição da existência de cerca de trinta milhões de exemplares à deriva por seus proprietários, será realizado também a criação de mini bibliotecas, postos de troca de livros e a arrecadação de livros. 

“Um intenso programa de cursos e palestras será regularmente cumprido, no mesmo elevado padrão tradicionalmente praticado, como, também, desenvolvemos em nossa gestão na Academia de Letras da Bahia, com ênfase na continuidade do programa História de uma vida em que falarão grandes personalidades da Bahia, Brasil e Mundo afora, para nos revelar o que fizeram para se transformarem em protagonistas das profundas alterações benéficas do meio em que vivem”, destaca o futuro presidente do IGHB.

Joaci foi eleito como presidente da Academia de Letras da Bahia no biênio de 2019/2021 e estará em posse da presidência do IGHB neste novo biênio de 2022/2023.