Social

Frente Brazuca: Conheça os voluntários que estão auxiliando brasileiros em meio a guerra

Frente Brazuca: Conheça os voluntários que estão auxiliando brasileiros em meio a guerra
Da Redação

Da Redação

05/03/2022 3:00pm

Em meio a guerra entre Ucrânia e a Rússia um grupo de voluntários criou uma página e diversas ações para auxiliar brasileiros presos no conflito. O grupo tem entrado na Ucrânia  em busca de compatriotas, além de distribuir alimentos e medicamentos para pessoas nas filas nas fronteiras

As ações iniciaram no final de fevereiro, com apenas um papelão com o desenho da bandeira do Brasil, a brasileira Clara Magalhães Martins conseguiu auxiliar brasileiros presos no conflito. Ela está no comando da frente BrazUcra que está movimentando vários voluntários para auxiliar na ação e já resgataram mais de 100 pessoas. 

"Eu acredito que um valor muito importante do grupo para as pessoas que estão lá deve ser a sensação de que elas não estão desamparadas", falou Clara Magalhães em entrevista ao G1.  

Clara é natural de São Paulo, atualmente mora na Alemanha, no início do conflito ela ofereceu moradia aos desabrigados e refugiados pela guerra através das suas redes sociais, essa ação levou ao que hoje é um grupo on-line de mensagens com quase 1 mil pessoas que compartilham informações e oferecem apoio e cerca de 30 fazem parte diretamente da organização da Frente BrazUcra

Dentre as pessoas que já foram auxiliadas está o jogador de futebol Edson Fernando. 

"Nem parece que é verdade. Fica aqui a torcida para as pessoas que não conseguiram sair da Ucrânia, que possam sair o mais rápido possível. Oremos pela paz na Ucrânia", publicou Edson. O jogador foi resgatado junto a seu companheiro de equipe, Talles Brener, e sua namorada, Jéssika Ariani.

O grupo auxilia em rotas de fuga, abrigos e tudo o mais que puderem, em sua página no Instagram realizam vaquinhas e rifas para obter ajuda financeira e conseguirem continuar a obter alimentos, gasolina entre outras necessidades.