Social

Escola digital: Iniciativa da prefeitura de Salvador entre outras instituições oferecem cursos gratuitos de capacitação

Escola digital: Iniciativa da prefeitura de Salvador entre outras instituições oferecem cursos gratuitos de capacitação
Da Redação

Da Redação

23/01/2022 11:00am

A prefeitura de Salvador anunciou na última quarta-feira (19) a Escola Digital de Economia Criativa co.liga, que oferece 37 cursos de capacitação em diversas áreas de forma online e gratuita.

A iniciativa é um projeto em associação a Fundação Roberto Marinho (FRM) e a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI), com a participação da Prefeitura de Salvador. 

A escola virtual oferece apostilas, mentorias e certificado. Atualmente os cursos são de curta duração e seguem em cinco áreas da Economia Criativa  – Patrimônio, Música, Multimídia, Design e Artes Visuais, dentre os quais perpassam pelos eixos da educação, trabalho e comunidade. 

“O objetivo desse programa é qualificar a mão de obra para inserir os jovens no mundo digital, gerar oportunidades, principalmente nessa área de economia criativa que tem tudo a ver com a nossa cidade, e com isso possibilitar que os jovens da nossa cidade tenham acesso ao mercado de trabalho”, afirmou o prefeito Bruno Reis. 

Além disso, o projeto irá disponibilizar equipamentos da prefeitura a disposição dos alunos para facilitar o acesso a internet. 

“Vamos usar os equipamentos de Salvador para possibilitar que as pessoas que não têm uma internet de qualidade consigam fazer os cursos, como o Espaço Cultural Boca de Brasa, os Cras e a Escolab, enfim, onde tiver computador e houver estrutura, nós vamos organizar as turmas para identificar a vocação daquela comunidade e conseguir monetizar”, explicou a vice-prefeita e secretária de Gestão, e responsável pela coordenação do projeto,, Ana Paula Matos. 

O projeto busca fomentar o número de profissionais capacitados para a gestão pública e a sociedade civil promovendo a conexão de juventudes, profissionais e empresas, por meio da formação e inclusão produtiva, agregando a economia criativa e criando oportunidades. 

“Não faz o menor sentido manter este trabalho isolado na internet. É preciso atingir as pessoas, e isso acontece quando ele se aproxima dos processos que estão acontecendo em cada território. Então, nosso sentimento é de alegria por esta parceria que envolve diversas iniciativas da Prefeitura no social, educação e inovação, e que só importa porque faz sentido para todos aqui”, destacou o secretário-geral da Fundação Roberto Marinho, João Alegria. 

Para o setor da geração de emprego, o chefe da representação da Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) no Brasil, Raphael Callou, explicou que 

“A OEI acredita na cultura e na economia criativa como mecanismo de redução de desigualdade, de inclusão e de geração de oportunidades. Em uma cidade como Salvador, com esse potencial criativo, isso tem um valor agregado ao turismo, a identidade local e do ponto de vista da geração de emprego e trabalho para as pessoas”, disse. 

Para mais informações e inscrições acesse co.liga (coliga.digital)