Social

Apae Salvador realiza segunda capacitação profissional pelo Pronas neste final de semana

Apae Salvador realiza segunda capacitação profissional pelo Pronas neste final de semana
Da Redação

Da Redação

27/01/2022 1:00pm

Entre os dias 28 e 29 de janeiro a Apae Salvador estará realizando oficinas de capacitação e atualizações profissionais pela Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Município de Salvador. O tema desta edição será Terapia Ocupacional e Reorganização Sensorial. 

A temática da capacitação terá como objetivo orientar sobre os problemas sensoriais que acometem crianças e adolescentes com o transtorno do espectro autista e será ministrado pela professora especialista em Intervenções Precoces do Autismo Baseado no Modelo Denver Ana Marta Vieira Ponte. Para explicar detalhadamente sobre o processo terapêutico envolvendo a terapia ocupacional e as técnicas de reorganização sensorial, com propostas de planos individuais e em grupo de tratamento, a capacitação cumprirá a carga horária de 16 horas e tem como público-alvo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.

“Vamos capacitar esses profissionais para que possam identificar os sinais de disfunção sensorial, conhecer melhor a neuroanatomia dos sistemas sensoriais e suas funções, entender a relação da integração sensorial com a vida diária nos seus pacientes e reconhecer a melhor terapia para tratá-los”, explica a coordenadora do projeto, Renata Monteiro.

 Intitulado “Curso de Capacitação da Equipe Multiprofissional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”, o projeto é financiado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) do Ministério da Saúde e promoverá a capacitação de 350 profissionais da área de saúde de 22 instituições selecionadas da capital, consideradas referência no segmento de reabilitação e que atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de diversos bairros da cidade.

“Os cursos são de temáticas diferenciadas e que englobam as necessidades do atendimento às pessoas com deficiência”, explica Angela Ventura, superintendente da Apae Salvador. 

Desde 2006 a Apae Salvador promove cursos nas áreas da saúde, educação e assistência social, buscando disseminar o know how acumulado ao longo dos mais de 50 anos de atuação na capital baiana. Na edição de fevereiro, o tema abordado será Ostomia: Tratamento e orientações aos pacientes e familiares. O projeto contempla 12 cursos independentes, em um total de 224 horas de atividades.