Coluna Alma Baiana destaca Summit Made in Bahia e outras novidades
A coluna Alma Baiana, assinada pela jornalista Alexandra Isensee, apresenta uma seleção de destaques do cenário social da Bahia na nova edição da Revista Let's ...
Entre os dias 28 e 29 de janeiro a Apae Salvador estará realizando oficinas de capacitação e atualizações profissionais pela Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência do Município de Salvador. O tema desta edição será Terapia Ocupacional e Reorganização Sensorial.
A temática da capacitação terá como objetivo orientar sobre os problemas sensoriais que acometem crianças e adolescentes com o transtorno do espectro autista e será ministrado pela professora especialista em Intervenções Precoces do Autismo Baseado no Modelo Denver Ana Marta Vieira Ponte. Para explicar detalhadamente sobre o processo terapêutico envolvendo a terapia ocupacional e as técnicas de reorganização sensorial, com propostas de planos individuais e em grupo de tratamento, a capacitação cumprirá a carga horária de 16 horas e tem como público-alvo terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais e psicólogos.
“Vamos capacitar esses profissionais para que possam identificar os sinais de disfunção sensorial, conhecer melhor a neuroanatomia dos sistemas sensoriais e suas funções, entender a relação da integração sensorial com a vida diária nos seus pacientes e reconhecer a melhor terapia para tratá-los”, explica a coordenadora do projeto, Renata Monteiro.
Intitulado “Curso de Capacitação da Equipe Multiprofissional da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência”, o projeto é financiado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (PRONAS/PCD) do Ministério da Saúde e promoverá a capacitação de 350 profissionais da área de saúde de 22 instituições selecionadas da capital, consideradas referência no segmento de reabilitação e que atendem usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de diversos bairros da cidade.
“Os cursos são de temáticas diferenciadas e que englobam as necessidades do atendimento às pessoas com deficiência”, explica Angela Ventura, superintendente da Apae Salvador.
Desde 2006 a Apae Salvador promove cursos nas áreas da saúde, educação e assistência social, buscando disseminar o know how acumulado ao longo dos mais de 50 anos de atuação na capital baiana. Na edição de fevereiro, o tema abordado será Ostomia: Tratamento e orientações aos pacientes e familiares. O projeto contempla 12 cursos independentes, em um total de 224 horas de atividades.
A coluna Alma Baiana, assinada pela jornalista Alexandra Isensee, apresenta uma seleção de destaques do cenário social da Bahia na nova edição da Revista Let's ...
No dia 29 de outubro, mais de 100 empresas e organizações que apoiaram o Hospital Martagão Gesteira serão homenageadas no evento "Parceiros do Coração", que aco...
A manhã desta sexta-feira (11) foi marcada por muita alegria e diversão para cerca de 1 mil crianças atendidas pela Mansão do Caminho, instituição beneficente e...