Saúde

Santa Casa de Valença amplia atendimento a AVC com introdução do procedimento de trombólise

Santa Casa de Valença amplia atendimento a AVC com introdução do procedimento de trombólise
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/01/2025 1:59pm

Foto: Divulgação 

A Santa Casa de Valença deu um importante passo no tratamento de Acidente Vascular Cerebral (AVC) isquêmico, ao introduzir o procedimento de trombólise para seus pacientes. Na última semana, a unidade celebrou o sucesso do tratamento de Dona Ana, terceira paciente a passar pelo procedimento desde sua implementação no hospital.

Dona Ana foi admitida com sintomas graves de AVC isquêmico, incluindo paralisia total do lado esquerdo do corpo, dificuldades na fala e desvio da comissura labial. O rápido socorro prestado pela família e o pronto atendimento na Santa Casa – que envolveu exames laboratoriais, tomografia e a aplicação da trombólise – foram decisivos para sua recuperação.

Como funciona a trombólise?

O AVC isquêmico ocorre quando um trombo bloqueia o fluxo sanguíneo para uma área do cérebro, impedindo a oferta de oxigênio e nutrientes às células nervosas. O procedimento de trombólise consiste na administração de um medicamento trombolítico, que dissolve o coágulo e restabelece a circulação sanguínea cerebral.

“No caso de Dona Ana, ela chegou ao hospital dentro da janela ideal para o tratamento, que é de até 4 horas e meia após o início dos sintomas. Se o paciente chega fora desse período, o tratamento se torna mais difícil e as chances de recuperação diminuem”, explica Tarcísio Meira, coordenador da equipe multidisciplinar da Santa Casa de Valença.

Capacitação da equipe e ampliação do atendimento

A trombólise já era uma técnica utilizada em procedimentos cardiovasculares, mas passou a ser adotada no hospital para casos de AVC isquêmico no final de 2024, após um rigoroso treinamento e capacitação da equipe assistencial. O objetivo é garantir atendimento especializado e aumentar as chances de recuperação dos pacientes, reduzindo sequelas neurológicas permanentes.

Com essa nova abordagem, a Santa Casa de Valença reforça seu compromisso com a inovação no atendimento hospitalar, oferecendo um tratamento que pode salvar vidas e devolver a qualidade de vida a pacientes que sofreram um AVC.