Saúde

Março Amarelo chama atenção para um problema que atinge mais de sete milhões de brasileiras

Março Amarelo chama atenção para um problema que atinge mais de sete milhões de brasileiras
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

19/03/2024 12:45pm

A Campanha "Março Amarelo" tem como finalidade conscientizar a sociedade sobre os sinais, sintomas, prevenção, diagnóstico e tratamento da endometriose – doença que afeta mais de 7 milhões de mulheres no Brasil e 176 milhões em todo o mundo, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). A endometriose é uma doença comum e benigna, que ocorre quando o endométrio (mucosa que reveste a parede interna do útero) cresce em outras regiões do corpo. E um ponto de extrema preocupação: entre 10% a 15% das mulheres brasileiras que são acometidas pela endometriose estão em idade reprodutiva. Além de ser um mês em que se celebram as mulheres, pelo dia 8 (Dia Internacional da Mulher), março se tornou ainda mais forte na conscientização sobre o corpo feminino.

"Uma hipótese é que a endometriose ocorre quando o endométrio, a mucosa que reveste a parede interna do útero – e que é eliminada durante a menstruação - ao invés de ser expelida para fora do corpo, acaba indo no sentido contrário e alcançando a cavidade abdominal ou mesmo os ovários. O sangue que deveria ser posto para fora pela vagina, acaba migrando para outras regiões do corpo e isso provoca inflamações nessas áreas. Podem acontecer nos ovários, nas trompas, no intestino ou em outas áreas ao redor do útero", explica a Diretora Médica do IVI Salvador, Dra. Genevieve Coelho.

Um dos grandes problemas da doença, é que ainda existe uma demora muito grande no seu diagnóstico. Muitas vezes porque, como os sintomas são semelhantes aos da menstruação, como dores e cólicas, as mulheres não se atentam à possiblidade de que algo esteja errado. "É fundamental que a mulher esteja atenta aos mínimos sinais em seu corpo. Quanto antes for descoberta e tratada, menores serão as implicações que a endometriose pode vir a ocasionar", explica a Dra. Genevieve. Ela também ressalta que, diante de sintomas tão comuns aos do dia a dia das mulheres, o ideal mesmo é se cuidar ainda mais, se observar e estar alerta a cada sinal, mesmo minimamente diferente do que o corpo vem acostumando-se a mostrar. A endometriose é uma doença grave, mas que se diagnosticada prematuramente, tem tratamento e pode devolver qualidade de vida às portadoras. Quanto mais atentas aos sinais que a endometriose vai emitindo, maiores as são as chances de uma descoberta breve e se reduz a possibilidade de ela evoluir para a grave consequência da infertilidade.

Quando a endometriose está no nível entre leve ou moderada, o tratamento pode ser clínico, com medicação via oral, injeção ou a colocação de um dispositivo intra-uterino. Mas quando o quadro da doença é grave, um procedimento cirúrgico chamado laparoscopia é o mais indicado. Quando é necessária a cirurgia, ela retira os focos da doença e aumenta as chances de uma gravidez, nas mulheres que já desenvolveram infertilidade devido ao quadro de endometriose. Assim, quando a doença estiver sob controle e a mulher mostrar o interesse de engravidar, o médico vai avaliar os órgãos pélvicos. A depender do comprometimento da região, a gravidez só será possível por meio de procedimentos de reprodução assistida, como a fertilização in vitro (FIV).