Salvador

Nova Praça Santa Dulce terá arena, museu e estrutura para romeiros em Salvador

Projeto no Largo de Roma prevê 12 meses de obras e integra plano de fortalecimento do turismo religioso na Cidade Baixa.

Nova Praça Santa Dulce terá arena, museu e estrutura para romeiros em Salvador
Da Redação

Da Redação

14/08/2026 3:49pm

Foto: Betto Jr. / Secom PMS


A Prefeitura de Salvador autorizou, nesta sexta-feira (14), a construção da nova Praça Santa Dulce, no Largo de Roma, com investimento estimado em R$ 27 milhões. O projeto, desenvolvido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), terá prazo previsto de 12 meses e a expectativa é que o espaço seja entregue até a Festa de Santa Dulce dos Pobres, em agosto de 2027.

A intervenção prevê uma transformação completa da área em frente ao Santuário Santa Dulce dos Pobres. Entre os equipamentos planejados estão arena ao ar livre, altar-palco para celebrações, estrutura de apoio aos romeiros, velário, parque infantil, praça de alimentação e um salão museográfico. O espaço expositivo deverá abrigar de forma permanente a réplica da Kombi utilizada por Irmã Dulce no atendimento a pessoas necessitadas e no transporte de alimentos e medicamentos.

O projeto também contempla alterações viárias e reserva espaço para a implantação, em uma segunda etapa, de um edifício-garagem com restaurante panorâmico no terraço. Segundo a presidente da FMLF, Tânia Scofield, a nova praça utilizará pedra portuguesa amarela e elementos arquitetônicos inspirados no véu de Santa Dulce. A proposta é integrar o espaço público ao Santuário e ampliar sua capacidade de receber grandes celebrações e o fluxo cotidiano de visitantes.

A obra faz parte de um planejamento mais amplo para a Península de Itapagipe, com ações voltadas à infraestrutura urbana e ao turismo religioso. Durante o anúncio, o prefeito Bruno Reis citou ainda projetos para o Abrigo Dom Pedro e outros equipamentos previstos para a região. Representantes das Obras Sociais Irmã Dulce e do Santuário destacaram que a nova praça deverá melhorar a circulação de devotos, turistas, pacientes e moradores da Cidade Baixa.