Donald Trump assume presidência dos EUA em cerimônia no Capitólio
Foto: Alan Santos/PR Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), em uma cerimônia no interior do Capitólio, adaptada...
Foto: YouTube / Reprodução
O publicitário baiano Sidônio Palmeira tomou posse nesta terça-feira (14) como novo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, marcou a transição oficial com o deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que ocupou o cargo por dois anos.
Em seu discurso de posse, Sidônio destacou os avanços do governo nos últimos dois anos, como a recuperação econômica e a redução da miséria, mas reconheceu a dificuldade em comunicar esses resultados à população. “O nosso país voltou a ser respeitado pelo mundo. Mas esse trabalho não está sendo percebido por parte da população”, afirmou.
Desafios da comunicação e combate às fake news
Sidônio foi escolhido por Lula para enfrentar um dos principais desafios do governo: melhorar a percepção pública sobre as ações do Executivo e combater a desinformação, especialmente nas redes sociais. Ele criticou a disseminação de notícias falsas e cobrou maior responsabilidade das plataformas digitais.
“A mentira nos ambientes digitais, fomentada pela extrema-direita, cria uma cortina de fumaça na vida real, manipula pessoas inocentes e ameaça a humanidade”, disse. Ele também mencionou a necessidade de uma estratégia mais abrangente para lidar com o “faroeste digital” e fortalecer a soberania do Brasil frente às políticas de moderação de conteúdo de empresas como a Meta.
Nos últimos dias, a equipe da Secom já se mobilizou para desmentir boatos sobre uma suposta taxação de movimentações financeiras via Pix, esclarecendo que não haverá cobrança de novos impostos, mas que transações atípicas podem gerar questionamentos fiscais.
Ao deixar o cargo, Paulo Pimenta agradeceu a oportunidade de integrar o governo e concordou com a decisão de Lula de reestruturar a comunicação. “O presidente tem toda razão quando quer uma sacudida na comunicação”, afirmou. Pimenta comparou a situação à troca de um técnico de futebol diante de resultados insatisfatórios e elogiou Sidônio, demonstrando confiança em sua gestão.
Trajetória de Sidônio Palmeira
Sidônio Palmeira construiu uma carreira de destaque na publicidade, coordenando campanhas políticas vitoriosas, como as eleições de Jaques Wagner e Rui Costa ao governo da Bahia e de Fernando Haddad à presidência em 2018. Em 2022, foi o marqueteiro responsável pela campanha de Lula, sendo peça-chave na estratégia que garantiu a vitória sobre Jair Bolsonaro.
Próximo ao presidente, Sidônio esteve presente em momentos importantes da gestão, como o anúncio do pacote de ajuste fiscal no final de 2024, que trouxe medidas como a isenção do Imposto de Renda para trabalhadores que ganham até R$ 5 mil mensais a partir de 2026.
Com a nova liderança na Secom, o governo Lula espera não apenas melhorar sua comunicação, mas também reforçar sua presença nas redes sociais e ampliar o diálogo com a população.
Foto: Alan Santos/PR Donald Trump tomou posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda-feira (20), em uma cerimônia no interior do Capitólio, adaptada...
Foto: Divulgação O publicitário baiano Sidônio Palmeira pode ser o próximo titular da Secretaria de Comunicação Social (Secom) do governo federal. Nesta terça-...
Foto: Fundação Mário Leal Ferreira / PMS Os vereadores de Salvador aprovaram o Projeto de Indicação nº 47/2023, que propõe a criação de um novo circuito ...