Política

OCDE convida o Brasil a entrar na entidade

OCDE convida o Brasil a entrar na entidade
Da Redação

Da Redação

26/01/2022 4:00pm

A Organização para Coordenação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) entrou em acordo para oficializar o convite ao Brasil aderir a entidade, o anúncio foi realizado nesta terça-feira (25). A OCDE é integrada pelas nações mais desenvolvidas do mundo. 

“Eles reconhecem a nossa importância em todas as negociações, e eu sempre enfatizava isso: nós vamos sempre ajudar, mas queremos também a ajuda de vocês. E esse reconhecimento vem agora”, conta Paulo Guedes, ministro da Economia.

Porém, cabe ao Brasil continuar a negociação, que pode durar de dois a cinco anos, segundo o secretário de Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Erivaldo Gomes. 

"Antes de qualquer convite para ingressar na organização como membros, serão necessárias mudanças na legislação, na política e nas práticas adotadas dos países candidatos para alinhá-los com os padrões e melhores práticas da OCDE, servindo assim como um poderoso catalisador da reforma", declara o comunicado da OCDE.

Segundo Guedes, 103 dos 251 requisitos já foram preenchidos. 

"O convite lança o desafio de seguir com a agenda de reformas estruturais, em especial a reforma tributária. Somente essas reformas nos habilitam a ser membros plenos da OCDE", diz Gomes.

Além do Brasil, a Argentina, Bulgária, Croácia, Peru e Romênia também foram convidas. Ser membro da OCDE é visto como um “selo de qualidade” que impulsiona a economia e desenvolvimento dos países.