Política

"O grande desafio é dar um salto ainda maior em qualidade na gestão pública", afirma novo prefeito

"O grande desafio é dar um salto ainda maior em qualidade na gestão pública", afirma novo prefeito
Otávio Queiroz

Otávio Queiroz

16/11/2020 10:10am

Por Osvaldo Lyra

Eleito com 64,16% dos votos, o novo prefeito de Salvador, Bruno Reis, se reúne nesta segunda-feira, 16, com o prefeito ACM Neto para iniciar a transição de governo. Emocionado, ele disse que jamais vai decepcionar a cidade que tanto ama e que vai usar a tecnologia para imprimir sua marca e se diferenciar da gestão atual. Para ele, “o grande desafio agora é dar um salto ainda maior em qualidade na gestão pública”. Questionado sobre como será sua relação com o governo Rui Costa, Bruno disse que a relação institucional será a melhor possível. “Todos os projetos do governo que sejam interessantes para a cidade terão o nosso apoio”, enfatizou. 

Eleito prefeito de Salvador, como avalia a vitória conferida pelas urnas?

Avalio como o resultado do sucesso de uma administração muito bem avaliada. Ter o apoio do melhor prefeito do Brasil e o reconhecimento da cidade por tudo que nós fizemos e, principalmente, pelo desejo de continuidade de ver esse trabalho avançar ainda mais na certeza de que nós podemos elevar o patamar da nossa cidade. Conseguimos nesses 8 anos reposicionar Salvador no Brasil e no mundo e avançamos em todas as áreas. Mas muitos são os desafios pela frente.

Como pretende conduzir a transição de governo com a gestão do prefeito ACM Neto? Como se dará esse processo?

Nesses últimos 4 anos, pessoalmente, eu estive ao lado do prefeito ajudando a governar a cidade. Estou atualizado de todos os temas, sei o status, sabemos quais providências devemos adotar. Já combinei com o prefeito, vamos sentar ainda nesta segunda para, com base numa série de anotações e percepções que ele tem e eu temos, atualizarmos alguns assuntos, a exemplo do transporte público, um grande tema a ser enfrentado, e ver que ajustes nós temos que fazer na gestão para ter ainda políticas públicas mais eficientes. Então o grande desafio é dar um salto ainda maior em qualidade na gestão pública.

Quais critérios serão usados para a montagem do seu governo?

Veja, os mesmos que nós adotamos até aqui. Nós entendemos que a melhor forma de fazer política é fazendo gestão com entregas, com resultados, melhorando a vida das pessoas. Neto teve a capacidade de montar uma equipe técnica, qualificada, mesclando experiência e renovação e naturalmente os partidos que estão na nossa aliança, tendo nomes qualificados para essa ou aquela posição, nós iremos convocar para, ao nosso lado, ajudar a fazer esse projeto avançar ainda mais.

Existem vários gargalos a serem retirados e muitas demandas a serem atendidas. O que deverá colocar como prioridade? 

O crescimento econômico, geração de emprego e renda. Esse é o maior desafio. Uma cidade ainda tão desigual, uma cidade ainda, infelizmente, muito pobre. Então já adotamos uma série de medidas, mas temos que identificar outras ações que possam ser feitas para a gente, o mais rápido possível, virar essa página principalmente pós-pandemia. Salvador sempre teve a sua estratégia de promoção alicerçada em grandes eventos, que é o setor mais impactado e sem ainda uma perspectiva de retorno imediato por conta de os eventos gerarem aglomerações. Então isso tem impactado toda a indústria do entretenimento. Esse setor vai ter o nosso apoio na hora da retomada. Nós estamos na expectativa da chegada da vacina, o nosso desejo é poder adquirir as vacinas para imunizar a população toda, retomar o crescimento econômico. Salvador está preparada, com as bases preparadas para mais uma vez sair na frente por tudo que nós já fizemos até aqui e por um conjunto de medidas que nós vamos adotar para criar cada vez um ambiente melhor de negócios na nossa cidade.

Novos vereadores e uma nova perspectiva a partir de 2021... Como deverá ser sua relação com a Câmara de Vereadores? 

Respeitando a independência e a autonomia do Poder Legislativo. Nós teremos a melhor relação. Podem ter certeza que todos os projetos que o Executivo encaminhar para a Câmara estarão sempre, sempre, sempre acima dos interesses da cidade. Por que que a Câmara nunca faltou, não foi nem a mim, nem ao prefeito, foi à cidade? Porque os projetos que nós mandamos ao longo desses anos foram projetos que permitiram à cidade avançar. E nós iremos manter essa mesma relação com a Câmara. Tenho com os vereadores, tanto reeleitos como eleitos, uma excelente relação. Temos uma ampla maioria na Câmara. Mas o que nos une é o princípio maior de construirmos juntos uma cidade melhor.

Na campanha você se comprometeu a apoiar qualquer projeto político de Geraldo Júnior e ele será candidato à reeleição da Presidência da Câmara. Como vai se dar esse processo de definição do comando da Câmara?

Geraldo, pela votação que teve como vereador, pela excelente relação que tem com seus pares, e principalmente pelo grande trabalho que fez como presidente da Câmara, está legitimado para ser reconduzido como presidente. É óbvio que é uma escolha da Câmara dos Vereadores, mas sendo esse o desejo da Câmara, terá todo o meu apoio.

Como pretende imprimir sua marca, se diferenciando do atual prefeito ACM Neto?

Com novos programas, novos projetos, trazendo muito de inovação e aproveitando os recursos da tecnologia para dar um salto em qualidade na prestação dos serviços públicos. É um novo governo, é óbvio que todas as conquistas que nós tivemos até aqui estão asseguradas e nós vamos procurar aperfeiçoar ainda mais e fazer nossa cidade avançar. Hoje nós podemos ir mais além porque nós vamos partir de um outro patamar. Então a cidade pode ter certeza de que juntos vamos realizar novos sonhos. Sonhos até maiores do que o prefeito ACM Neto conseguiu realizar. Nós enfrentamos nesses últimos 8 anos a maior crise econômica da história do país, a maior crise política, com tanta instabilidade, por último a pandemia... Eu posso navegar, e assim espero, num mar mais tranquilo, a economia voltando a crescer, a gente ampliando a arrecadação da Prefeitura, podendo construir parcerias com outros entes da Federação e, principalmente, com os recursos que nós já dispomos, de diversas operações de créditos já contratadas, com bancos, com organismos multilaterais que permitem a gente tirar muitos dos projetos que estão no nosso plano de governo do papel.

A pandemia ainda está em curso, ainda não temos uma vacina, e o processo de imunização deve demorar. Como pretende lidar com a pandemia e como evitar novas ondas de contaminação?

Temos muita responsabilidade com o que foi feito até aqui, que permitiu que nós salvássemos milhares de vidas, principalmente quando nós comparamos a realidade de Salvador com outras cidades do Brasil. Na nossa cidade, todas as pessoas que precisaram de atendimento médico tiveram, graças ao trabalho que nós fizemos. Quem precisou de atendimento médico, teve. Na nossa cidade, quem veio a falecer, isso não ocorreu por falta de atendimento médico. Então essas conquistas, o que nós fizemos até aqui, nós não podemos perder. Vamos manter essa estratégia do isolamento parcial e podendo flexibilizar à medida que a gente vá avaliando o estágio da pandemia no Brasil e na nossa cidade. Vamos manter a mesma estratégia que foi adotada até aqui.

Agora eleito prefeito, como vai se posicionar diante de temas sensíveis como a realização do Carnaval e o retorno às aulas presenciais de Salvador?

Iremos nos reunir com todo o trade ainda nesse mês de novembro, com a minha participação e do prefeito ACM Neto para juntos tomarmos uma decisão. O que vai definir a possibilidade de ocorrer o Carnaval ou não são as condições sanitárias. A gente tem uma data limite para tomar uma decisão, que é até o final do mês de novembro. Até lá, se o cenário for esse, não vai nos restar outra alternativa que não adiar o Carnaval. Volto a dizer, a Prefeitura teria condições de realizar o Carnaval em fevereiro, eu chegando à Prefeitura 1º de janeiro. Nós já temos aí uma experiência adquirida na realização dos últimos 8 anos. Porém a Prefeitura é parte de Carnaval. O conjunto do Carnaval, os diversos atores envolvidos não têm condições de se mobilizar em tão pouco tempo. O sentimento, a reivindicação da indústria do Carnaval é que se tiver que adiar, é que faça isso em conjunto com São Paulo e Rio de Janeiro, que nós estamos prontos para fazer essa articulação aguardando a definição das eleições dos prefeitos dessas cidades. Em relação às aulas, a ideia agora é começar a retomar o Nível Médio. A Prefeitura vai seguir nessa estratégia das definições em conjunto com o Governo do Estado. Após o retorno do Ensino Médio, avaliar por mais 15 dias o retorno do Ensino Fundamental, e o Ensino Infantil não retorna esse ano. É óbvio, com todas as seguranças necessárias. Então os protocolos estão definidos, com distanciamento nas escolas, utilização de máscaras, higienização das escolas, dias alternados de aula... Tudo isso para dar segurança para as crianças e para suas famílias. 

Como será sua relação com o governo Rui Costa?

A melhor relação institucional possível. Todos os projetos do governo que sejam interessantes para a cidade terão o nosso apoio e celeridade nas suas aprovações. Tem um conjunto de projetos que eu estou elaborando, um conjunto de ações, e num momento oportuno levarei ao governador para pedir o apoio à cidade de Salvador para tirar esses projetos do papel.

Vai a Brasília atrás do apoio do presidente Jair Bolsonaro? Como pretende manter a relação com o Governo Federal?

Da mesma forma. Eu disse na campanha que, de todos os candidatos, o único que não estava preso a questões ideológicas, partidárias, e que podia dialogar e demandar tanto o Governo Estadual quanto o Governo Federal era o nosso nome. Irei levar todas as ações que eu pretendo tirar do papel e apresentar ao Governo Federal. Salvador é a terceira cidade mais importante do Brasil e esse prefeito é o que terá a capacidade de articulação para viabilizar os recursos para investimentos em uma série de ações. Espero, como sempre a gente faz, passadas as eleições, deixar as questões políticas de lado e que agora a lógica tanto do Governo Federal, quanto do Governo Estadual seja de gestão, resultados, um trabalho em conjunto para transformar de verdade a vida das pessoas.

Depois de 8 anos como braço direito do prefeito ACM Neto, o que pode falar para ele e para as pessoas que te acompanharam ao longo de todo esse processo? 

Gratidão. É esse o sentimento. Por todas as oportunidades que ele me deu ao longo desses mais de 20 anos juntos na vida pública. Por ter confiado em nosso nome, por seu amor que ele tem por Salvador e como é grande a responsabilidade dele ao indicar um sucessor. E com essa consciência, como todas as missões que ele, nesses anos, me deu, eu procurarei, até porque a única coisa que ele pediu quando ele me comunicou que eu seria o candidato do grupo, desse projeto, era que eu fizesse de tudo para ser um prefeito ainda melhor do que ele foi para a nossa cidade. Pode ter certeza que eu não medirei esforços para cumprir mais essa missão. Então eu agradeço ao prefeito pela confiança, a nossa equipe, tanto meu nome como o de Ana foram tirados da equipe, desse time. Nós representamos esse time. Agora nós vamos jogar em outras posições, mas temos certeza de que esse time continuará orgulhando a nossa cidade.

Para finalizar, que mensagem você deixa para os três milhões de habitantes de Salvador?

Primeiro, meu profundo agradecimento. Serei eternamente grato a essa cidade por essa oportunidade que ela está me dando. Uma certeza todos podem ter: eu jamais vou decepcionar essa cidade que tanto amo. Irei fazer à frente da Prefeitura o trabalho da minha vida. Todos que convivem comigo no dia a dia sabem que eu sou muito disciplinado, tenho foco, tenho disposição e muita força de trabalho. E eu vou colocar em prática tudo o que eu aprendi ao longo da minha vida pública, nesses mais de 20 anos para poder ajudar principalmente quem mais precisa. Verdadeiramente consigo me realizar ao ajudar as pessoas. É com esse espírito que eu pretendo fazer um grande trabalho à frente da Prefeitura para que o cidadão soteropolitano cada vez mais tenha orgulho dessa cidade.