Política

No pior da pandemia Rui e os prefeitos esbanjam civilidade

No pior da pandemia Rui e os prefeitos esbanjam civilidade
Da Redação

Da Redação

26/02/2021 11:50am

Por Levi Vasconcelos

Dizem que dos maus momentos, pessoais ou coletivos, sempre se tira boas lições. E uma delas, na política, vem agora no pior momento da pandemia. A sintonia plena dos governantes deixando de lado as diferenças do jogo político. Ou melhor, seguem pelo conceito que sublima a política, o interesse público acima de tudo.

Assim é que Rui Costa (PT), Bruno Reis (DEM) e mais outros tantos prefeitos opositores do governador como Colbert Martins (MDB) de Feira de Santana e Nilo Coelho (PSDB) de Guanambi falam a mesmíssima linguagem no mesmíssimo tom: o bicho, no caso a Covid, está literalmente pegando.

EFEITO CARNAVAL — Rui, que antes de decretar o lockdown reuniu os prefeitos, expôs a situação: o sistema de saúde está à beira do colapso. E todos assentiram porque nos quatro cantos da Bahia o cenário é o mesmo.

O pior: o carnaval sem folia, mas com jeito de feriadão, a partir de agora é que vai começar a ser sentido. É fácil presumir: vai piorar.

Veja você. Semana passada Rui decretou o toque de recolher das 22 às 5 da manhã, depois ampliou, antecipando o fechamento para as 20h e agora, menos de uma semana depois, vem com o lockdown até segunda. Claro que não vai ficar aí.

A lamentar: a convergência política colocando o interesse público acima de tudo deveria ser a regra. Mas também é exceção.

Nilo fura fila do lockdown

Nilo Coelho (PSDB), prefeito de Guanambi, não só se antecipou ao decreto de Rui Costa impondo o lockdown como foi muito mais além no prazo. O de Rui foi de hoje a segunda. O dele foi por dez dias, proibindo quase tudo, inclusive andar pela cidade. E Nilo explicou: — Eu muitas vezes pedi para não aglomerar. Agora, sou forçado a tomar uma medida mais enérgica para evitar o colapso na saúde. O povo achou pesado.

Restrições pelo interior

Christianne Guimarães, a Kitty (PP), prefeita de Taperoá, foi a primeira da Bahia a decretar lockdown. Moema Gramacho (PT), de Lauro de Freitas, e Dailton Filho (PSD), de Madre de Deus, também decretaram lockdown antes de Rui Costa fazer o anúncio. Em Madre, de hoje a segunda é proibido das 17 às 5 da manhã até andar na rua. Dailton diz que é o jeito. — O povo perdeu o medo da Covid-19 e isso é perigoso.

PT dá curso para políticos

Edinho Silva, prefeito de Araraquara, SP, onde a Covid está causando pânico, é estrela do 5º Curso de Formação Política da Escola Luiza Mahin, do PT, a ser realizado hoje e amanhã, via online, das 9 às 18 h. José Raimundo, ex-prefeito de Vitória da Conquista, e Ioná Queiroz, ex-prefeita de Camamu, estarão na mesa ao lado da presidente nacional do partido, Gleisi Hoffman que abrirá com o debate Desafios da esquerda no Brasil: projeto histórico e luta de classes’