Política

Governo do Japão realiza doação em assistência emergencial para as cidades brasileiras atingidas pelas fortes chuvas

Governo do Japão realiza doação em assistência emergencial para as cidades brasileiras atingidas pelas fortes chuvas
Da Redação

Da Redação

26/01/2022 11:00am

O governo do Japão, atualmente comandado pelo imperador Naruhito e o primeiro ministro Fumio Kishida, realizará hoje (26) uma doação de itens de assistência emergencial para as cidades brasileiras que estão enfrentando as consequências das inundações que atingiram principalmente Minas Gerais e o Sul da Bahia ao longo do mês de Dezembro. 

A entrega foi realizada pela JICA, partindo da Central de armazenamento de emergência localizado em Miami (EUA) na noite de ontem (25) para o aeroporto de Viracopos em São Paulo, onde serão distribuídos. A previsão é de 300 barracas, 300 cobertores e 75 rolos de lonas plásticas (500x4m). 

A cerimônia de entrega ocorreu hoje (26), a partir das 11h. Estão presentes o embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi, e o representante Sênior da Jica de Brasília, Shinji Sato. 

O mês de dezembro registrou o maior número de chuva em décadas no Brasil, deixando o estado baiano em estado de alerta e com um grande desafio para se reconstruir, e atingindo cerca de 430 mil pessoas. 

"nenhum lugar do mundo teve uma chuva tão acima da média e em uma área abrangente como o estado da Bahia nos últimos 30 dias".  afirmou o Instituto Nacional de Meteorologia em 30/12/2021. 

A situação correu o mundo, o que nos trouxe o auxílio do governo japonês. Aqui no Brasil o Governo Federal anunciou um aporte provisório de R$ 200 milhões para a recuperação das cidades atingidas. Porém, ainda é um cenário sem fim, segundo a Agência Brasil as chuvas voltaram a causar riscos e prejuízos no estado baiano na noite desta segunda (24) para terça (25) . Ao menos cinco residências desabaram e 25 pessoas ficaram desalojadas na cidade de Senhor do Bonfim, no norte da Bahia. 

“Já tínhamos sido atingidos pelas chuvas de dezembro, mas sem registro de graves transtornos. Agora, tivemos alguns prejuízos grandes, principalmente em estradas e no calçamento”, declarou o coordenador da Defesa Civil municipal, Pablo Vinicius Araújo de Oliveira. 

A meteorologista do Inmet, Maryfrance Diniz, prevê mais chuva ainda para o extremo sul da Bahia. 

“As chuvas realmente estão voltando [ao estado] nesta semana. Não com intensidade e volume tão expressivos quanto os de dezembro, mas há riscos. O solo ainda está muito instável e há rios muito cheios, que podem transbordar com qualquer nova chuvinha. A população deve estar atenta”, disse. “A previsão é de que, entre hoje e amanhã [26], a precipitação supere 30 milímetros no extremo sul, atingindo parte de Caravelas, Teixeira de Freitas, Porto Seguro e proximidades. Por isso, a população e as autoridades precisam ficar atentas a qualquer mudança no solo e tomar todos os cuidados necessários”, acrescentou Maryfrance.