Política

Desigualdade social, do ficar em casa até a higiene básica, as recomendações de saúde é possível a todos?

Desigualdade social, do ficar em casa até a higiene básica, as recomendações de saúde é possível a todos?
Da Redação

Da Redação

15/10/2021 2:35pm

Durante a pandemia as recomendações de saúde não foram possíveis para todos e esse cenário está pior com a falta de água potável. Dados do Ministério de Minas e Energia (MME) mostram que o Brasil vive a pior crise hídrica dos últimos 91 anos e que ainda pode continuar nos anos seguintes com as perspectivas atuais.  

Lavar as mãos é uma das recomendações principais para manter a prevenção, chegando a receber um dia de conscientização, hoje, 15 de Outubro é o dia Mundial de Lavar as Mãos, este ato é importante não somente contra a COVID-19, mas também de outras doenças infecciosas, e nesse cenário se torna ainda mais preocupante. 

Segundo o Instituto Trata Brasil quase 35 milhões de brasileiros não possuem acesso a este serviço, a água potável é um direito fundamental, garantido pela Constituição Federal de 1988. Ainda assim, de acordo com a UNICEF, não somente no Brasil, mas ao redor do mundo, quase metade da população do planeta não tem água para higiene básica, simplesmente usar água para lavar as mãos é um desafio para muitos.

“A lavagem das mãos é fundamental para a saúde, pois remove parte das bactérias e vírus com os quais temos contato ao longo do dia. Esses patógenos vêm das superfícies que você toca e, ao lavar as mãos, há grandes chances de irem 'embora’ com a água”, explica o infectologista Claudilson Bastos, Médico Infectologista, Responsável técnico do serviço de imunização do Sabin Medicina Diagnóstica. 


Atenção!


É preciso ter atenção à qualidade da água utilizada não somente para consumo, como para a higienização das mãos, importância ressaltada pelo técnico do serviço de imunização do Sabin Medicina Diagnóstica em Salvador, “Para lavar bem as mãos é necessário água potável e sabão ou detergente. Se você não tiver acesso a esses elementos no momento, pode buscar alternativas. A mais conhecida é o álcool gel 70%”, explica o infectologista.

A região Nordeste é a segunda entre os índices de pior saneamento e de perda de água, colocando a saúde do indivíduo como um todo em risco, nesse panorama 18,4% da população baiana não possui abastecimento de água potável de acordo com os dados do Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS).


Confira o passo a passo para a limpeza correta das mãos:


1.   Passar sabonete/sabão e água limpa nas mãos;

2.   Esfregar as palmas;

3.   Esfregar a ponta dos dedos na palma da outra mão;

4.   Esfregar os dedos de uma mão contra os de outra;

5.   Esfregar os polegares individualmente;

6.   Lavar o dorso das mãos;

7.   Lavar os punhos;

8.   Secar com toalha limpa.


Neste dia lembre-se da importância de lavar as mãos e do direito à água potável.