Bahia celebra criação do primeiro centro espírita do Brasil fundado há 160 anos em Salvador
Cerimônia contará com palestra do vice-presidente da Federação Espírita Brasileira e homenageia o jornalista baiano Luiz Olímpio Teles de Menezes
Foto: Vanner Casaes
A criação do primeiro centro espírita do Brasil, há 160 anos, na Bahia, será celebrada no próximo dia 13, às 10h, no auditório da Assembleia Legislativa da Bahia. A iniciativa é da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) e marca a importância histórica do movimento espírita brasileiro, que teve origem em Salvador.
O evento contará com uma palestra do vice-presidente da Federação Espírita Brasileira, Geraldo Campetti Sobrinho, e reunirá representantes do espiritismo e convidados para destacar a trajetória e o legado do jornalista baiano Luiz Olímpio Teles de Menezes.
Fundado em 17 de setembro de 1865, o Grupo Familiar do Espiritismo foi o primeiro e legítimo agrupamento de espíritas do país, reconhecido por seu papel pioneiro na disseminação da doutrina no Brasil. Luiz Olímpio, nascido em Salvador em 26 de julho de 1825, também foi responsável pela criação do primeiro periódico espírita brasileiro, o “Echo d’Além Túmulo”, lançado em julho de 1869.