Museu Geológico da Bahia recebe circuito “Cameratas da OSBA nos Museus” em janeiro
Foto: Eduardo Andrade / Ascom SDE O Museu Geológico da Bahia (MGB), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está entre os espaços culturais ...
Foto: Matheus Landim / GOVBA
O primeiro pôr do sol de 2026 reuniu centenas de pessoas no Farol da Barra, em Salvador, para celebrar a chegada do novo ano ao som da música de Daniela Mercury. Já consolidado como tradição no dia 1º de janeiro, o Pôr do Som chegou à sua 26ª edição nesta quinta-feira (1º), com patrocínio do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Cultura do Estado (Secult).
Em um cenário emblemático, a cantora se apresentou em uma passarela de 40 metros com acesso ao Farol da Barra e protagonizou um espetáculo marcado pela força simbólica, espiritualidade e celebração da cultura baiana. A edição de 2026 contou com participações especiais da família Mercury e de artistas convidados como Ivete Sangalo e Geraldo Azevedo, emocionando o público que acompanhou o cair do sol à beira-mar.
O show foi dedicado à ialorixá Mãe Carmen de Oxaguiã, do Terreiro do Gantois, que faleceu na última sexta-feira (26). Em homenagem, Daniela abriu a apresentação com canções que reverenciam os orixás, como Meu Pai Oxalá e É Terreiro, esta última lançada como música do Carnaval de 2026.
“Maria Padilha abre o caminho é uma música muito bonita que eu ganhei de um compositor e fala da força da mulher. Ela diz que Maria não chora por homem nenhum, que ela é caminho, começo e fim. É assim que a gente começa o ano, falando da força da mulher, que é a maior mensagem desse Pôr do Som”, declarou a artista durante o espetáculo.
Presente no evento, o secretário da Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro, destacou a importância do apoio institucional ao projeto. “Estamos abrindo o ano afirmando a Bahia como um estado de alegria. Nada melhor do que iniciar o dia com cultura, arte e a diversidade de públicos que vem ao Farol da Barra para ver este projeto idealizado por Daniela Mercury, uma das artistas mais importantes da Bahia e uma grande ativista da cultura, dos direitos humanos e da democracia”, afirmou.
Além do público local, o Pôr do Som atraiu influenciadores, artistas e visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo. O ator Samuel de Assis, que atualmente atua no bairro das Três Graças, também acompanhou a apresentação. “O ano só começa de verdade depois que Daniela dá o pontapé. Eu amo Daniela e estou no lugar que eu mais amo no mundo, que é Salvador”, disse.
Foto: Eduardo Andrade / Ascom SDE O Museu Geológico da Bahia (MGB), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), está entre os espaços culturais ...
Foto: Fafá Araújo O Ilê Aiyê realiza neste domingo (28) a grande final do 51º Festival de Música Negra, um dos eventos mais emblemáticos da valorização da músi...
Foto: Divulgação / Tatau O verão de Salvador ganha ainda mais ritmo e energia com a estreia dos Ensaios de Tatau, que começam no dia 8 de janeiro, uma quinta-f...