Música

OSBA participa pelo terceiro ano seguido do Festival Música em Trancoso

OSBA participa pelo terceiro ano seguido do Festival Música em Trancoso
Da Redação

Da Redação

19/03/2025 5:46pm

Foto: Divulgação / OSBA

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) inicia nesta quarta-feira (19) sua terceira participação consecutiva no Festival Música em Trancoso, um dos mais importantes eventos de música clássica do país. Em sua 11ª edição, o festival acontece até sábado (22), no distrito de Trancoso, em Porto Seguro, e destaca a OSBA como protagonista, com uma programação que mescla repertórios clássicos e populares.

O maestro Carlos Prazeres, curador artístico da OSBA e regente dos quatro concertos do evento, ressalta a importância da participação da orquestra no festival. “Esse evento aproxima a música clássica da comunidade e dos visitantes de Trancoso, mostrando que a orquestra pode ser acessível, vibrante e conectada com a cultura da Bahia. Além disso, fortalece a economia criativa da região, movimentando artistas, técnicos e produtores culturais”, afirma.

Programação reúne música barroca, sucessos românticos e homenagem ao Axé Music

A OSBA abre o festival nesta quarta-feira (19), às 20h, com o concerto “Gregorianas”, que une a poesia de Gregório de Matos (1636-1696) à música barroca de Händel (1685-1759). A apresentação será gratuita e realizada em frente à Igreja do Quadrado, com participação das cantoras Maria Carla Pino Cury (soprano) e Josy Santos (mezzo-soprano), além dos atores Mariana Guimarães e Jackson Costa.

A partir de quinta-feira (20), os concertos acontecem no Teatro L’Occitane. O OSBREGA – Concerto do Amor será apresentado às 19h30, com a OSBA interpretando clássicos da música romântica brasileira em arranjos sinfônicos. O espetáculo contará com os cantores Almério e mãeana, além de participações especiais.

Na sexta-feira (21), também às 19h30, o concerto “Entre Valsas e Sonhos” trará obras de Villa-Lobos, Ravel, Puccini, Bizet e outros compositores, com a presença do gaitista Gabriel Grossi e das solistas Maria Carla Pino Cury e Josy Santos.

O festival será encerrado no sábado (22) com o Baile Concerto, uma homenagem aos 40 anos do Axé Music. A OSBA dividirá o palco com Daniela Mercury, a Banda Mel (Márcia Short e Robson Morais) e Manno Góes, que também assina a direção artística do espetáculo.

Os ingressos para os concertos no Teatro L’Occitane estão disponíveis na plataforma Sympla, com valores a partir de R$ 30 (meia-entrada). Além das apresentações, a OSBA promoverá masterclasses de violino, viola e percussão orquestral na manhã de quinta-feira (20).

Criada em 1982, a OSBA integra o corpo artístico do Teatro Castro Alves e é gerida pela Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA), com apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura (SecultBA) e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).