Foto: Elisa Borges / OSBA
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresenta, no dia 25 de abril (sexta-feira), às 19h, a primeira edição de 2025 da Série Carybé, no Teatro do Goethe-Institut Salvador/ICBA, no bairro da Vitória. Intitulado “Na Intimidade de Mozart”, o concerto tem formato de música de câmara e celebra a obra do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart (1756–1791). Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia), e estão à venda na plataforma Sympla, a partir das 14h de 16 de abril.
Com um repertório cuidadosamente selecionado, o concerto trará ao público as obras “Quarteto para Flauta em Ré Maior”, “Quarteto para Oboé em Fá Maior” e “Quinteto para Clarineta em Lá Maior”, revelando nuances da escrita de Mozart para diferentes instrumentos. “Essas peças dialogam entre si ao longo do tempo e mostram como Mozart tinha um olhar único para cada instrumento. É uma verdadeira degustação do seu gênio criativo”, afirma Lincoln Sena, chefe de naipe de flautas da OSBA e um dos músicos desta apresentação.
Além de Sena, o grupo da OSBA será formado por Hugo Prio (oboé), Lucas Ferreira (clarineta), Francisco Roa e José Fernandes (violinos), Laércio Souza (viola) e Thomaz Rodrigues (violoncelo).
A Série Carybé é um projeto da OSBA dedicado a formações camerísticas, que oferece uma experiência mais próxima e sensível entre músicos e plateia, com enfoque técnico e interpretativo. O nome é uma homenagem ao artista plástico Carybé (1911–1997), reconhecido por sua relação intensa com a cultura baiana. “Tocar música de câmara é sempre muito especial e desafiador. É um formato que promove tanto a conexão com o público quanto entre nós, músicos”, completa Sena.