Música

OSBA interpreta clássicos da música romântica no “OS̶S̶B̶R̶E̶G̶A̶ Concerto do Amor – Volume 3”, dia 9 de janeiro, na Concha Acústica

OSBA interpreta clássicos da música romântica no “OS̶S̶B̶R̶E̶G̶A̶ Concerto do Amor – Volume 3”, dia 9 de janeiro, na Concha Acústica
Da Redação

Da Redação

22/12/2025 7:40pm

Foto: Caio Lírio

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) apresenta, no dia 9 de janeiro (sexta-feira), às 19h, a terceira edição do “OSBREGA Concerto do Amor”, espetáculo dedicado a clássicos da música romântica brasileira em versões sinfônicas. A apresentação acontece na Concha Acústica do Teatro Castro Alves.

Os ingressos estarão à venda a partir das 14h desta terça-feira (23/12), por meio da plataforma Sympla e na bilheteria da Concha Acústica do TCA, com valores de R$ 80 (inteira) e R$ 40 (meia).

O Volume 3 do Concerto do Amor contará com as vozes da cantora potiguar Juliana Linhares e do cantor baiano Guigga, reunindo no repertório sucessos do passado e da atualidade — canções que atravessam gerações, embalando histórias de amor, paixão e desilusão. A noite terá ainda a participação especial da soprano Raquel Paulin.

Após apresentações de grande sucesso em 2023 e 2025, o “OSBREGA Concerto do Amor” se consolida como uma celebração da música romântica brasileira e de seus compositores, frequentemente rotulados como “bregas”. Idealizador do projeto, o maestro Carlos Prazeres ressalta que a proposta nasce do desejo de olhar para a canção popular sem preconceitos, com afeto, respeito e curiosidade musical. 

“Este ano, o público pode esperar um concerto ainda mais ousado, mais maduro e mais emocionante, com encontros que só a orquestra permite: arranjos novos, leituras inesperadas e aquele choque bonito entre o sinfônico e a canção que todo mundo conhece e carrega na memória afetiva”, afirma Prazeres.

O “OSBREGA Concerto do Amor” integra a programação do Verão da OSBA e vem se firmando como um encontro especial entre a orquestra e seu público-crush. A concepção do projeto surgiu após o maestro Carlos Prazeres assistir ao documentário “Vou Rifar Meu Coração” (2012), da cineasta Ana Rieper, que investiga o universo da música romântica popular no Brasil. 

“É um filme extremamente sensível, que me ajudou a enxergar melhor o meu país a partir da linguagem que eu mais domino, que é a música. O próprio documentário questiona o uso da palavra ‘brega’, e por isso adotamos o termo ‘OSBREGA’, junto ao nome ‘Concerto do Amor’, celebrando essas músicas e compositores que falam, acima de tudo, sobre amor”, explica o maestro.

Para dar voz a essas pérolas da música romântica brasileira, o Volume 3 reúne Guigga e Juliana Linhares, dois artistas que também constroem trajetórias de destaque no teatro musical. 

“Ter essa dupla conosco é um grande presente. São artistas com personalidades fortes, vozes singulares e uma entrega cênica impressionante. A expectativa é de um concerto intenso, teatral, emotivo e, ao mesmo tempo, muito divertido”, destaca Carlos Prazeres.

A potiguar Juliana Linhares ganhou projeção nacional em 2021 com o disco “Nordeste Ficção”, eleito um dos melhores do ano e que contou com participações de Chico César, Zeca Baleiro e Mestrinho. Desde então, a artista passou por festivais como Rock in Rio e Coala Festival, firmou parcerias com Geraldo Azevedo e Josyara e teve músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas da TV Globo, como Mar do Sertão (2022), Renascer (2024) e No Rancho Fundo (2024).

Juliana também possui ampla experiência cênica, tendo atuado em musicais dirigidos por João Falcão, como A Ópera do Malandro (2015) e Gabriela, um Musical (2016), além de ter sido alternante de Laila Garin em A Hora da Estrela (2020). Desde 2012, integra o grupo Pietá, com o qual lançou três álbuns.

Já Guigga Maraká, natural de Maracás, no Vale do Jiquiriçá, vem se destacando nacionalmente ao interpretar o personagem Severo no musical “Torto Arado” (2024), adaptação do romance de Itamar Vieira Junior, que circula pelo país sob direção artística de Elísio Lopes Jr.

Na música, Guigga possui três álbuns lançados, parcerias com artistas como Chico César, além de prêmios como o Festival Nacional da Canção (2015 e 2021) e o Prêmio Caymmi de Música de Melhor Intérprete Masculino – Categoria Show (2017). Em 2024, integrou o concerto da OSBA “Beleza Pura”, em homenagem a Caetano Veloso, com o coletivo Outras Vozes.