Fotos: Bruno Concha
A Concha Acústica do Teatro Castro Alves receberá, no próximo dia 21 de dezembro, às 19h, o concerto beneficente “Natal das Estrelas”, que reunirá a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA) e artistas baianos e nacionais em apoio ao Hospital Martagão Gesteira. O evento integra as comemorações pelos 60 anos da instituição, que serão celebrados em 2025.
O lançamento oficial da iniciativa acontece nesta quarta-feira (3), às 15h, na sede do Martagão, no Tororó, quando serão anunciados os nomes dos artistas convidados e mais detalhes da apresentação. Participarão da coletiva o maestro Luciano Calazans, idealizador do projeto e responsável pelos arranjos das canções populares, e Carlos Prazeres, regente titular da OSBA, que dividirá com Calazans a direção musical do espetáculo.
Envolvido com ações beneficentes para o hospital desde 2015, quando foi apresentado à causa por Ivete Sangalo, Calazans destacou a emoção de integrar o projeto: “Com o Martagão é assim: você vai ajudar e é você quem sai preenchido. Quem entende a importância deste serviço não esquece. Convido todos a participar — seja comprando ingressos ou fazendo doações.”
O concerto promoverá um encontro entre a música popular e o repertório orquestral, incluindo a participação de cantores líricos que interpretarão clássicos da Broadway em clima natalino. “Cada pessoa é uma estrela. Seja no palco, na plateia ou contribuindo com o hospital. É uma alegria enorme estar com a OSBA em um evento com este propósito”, afirma o maestro Carlos Prazeres.
Único hospital da Bahia a realizar transplante de medula óssea pediátrico pelo SUS, o Martagão é responsável por índices expressivos na assistência infantil no Estado, como 66,7% das cirurgias oncológicas e 47,9% dos tratamentos de câncer em crianças e adolescentes em 2024.
A diretora de captação de recursos do Martagão, Lareyne Almeida, lembra que o concerto marca um período importante para a instituição: “Fecharemos com chave de ouro as celebrações pelos 60 anos do Martagão, um patrimônio dos baianos que garante saúde de qualidade e humanizada a quem mais precisa.”