Música

Música e Sustentabilidade: Dendê e Banda levam arrastão de percussão reciclada à festa de Iemanjá

Música e Sustentabilidade: Dendê e Banda levam arrastão de percussão reciclada à festa de Iemanjá
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

01/02/2025 6:20pm

Foto: Brian Hatton

O multiartista baiano Dendê Macedo e sua banda prometem um espetáculo único na tradicional festa de Iemanjá, com um arrastão percussivo que alia música e sustentabilidade. A apresentação acontece às 14h, na orla do Rio Vermelho, e traz instrumentos inusitados, todos feitos a partir de materiais reciclados.

Som que transforma: a arte dos instrumentos reciclados

Berimbau feito com taco de golfe, xequerê criado a partir de um capacete, surdo transformado de um balde e até um atabaque montado em um vaso sanitário. Essas são algumas das invenções de Dendê Macedo no projeto “Sons Reciclados”, que nasceu da junção de suas experiências musicais pelo mundo. “Sou autodidata e tenho o mundo como inspiração. A cada instrumento que criava, registrava a sonoridade até conseguir unir tudo em um só ritmo. Agora, Salvador poderá ver e sentir essa experiência no arrastão”, conta Dendê.

Percussionistas e tradição afro-brasileira

A concentração do grupo será na Praia da Paciência, seguindo em cortejo até a Casa de Iemanjá. O arrastão contará com a participação de grandes nomes da percussão baiana, como músicos do Ilê Aiyê, Timbalada, Afrodisíaco, Samba Fogueirão, Tambores do Engenho e o Terreiro do Bogum. Alunos do Projeto Dendê, iniciativa social do artista na Federação, também se juntam ao cortejo.

Além da música e da celebração, Dendê ressalta a importância da consciência ambiental durante a festa: “Queremos lembrar a todos que as oferendas devem ser feitas sem poluir o mar, respeitando a natureza e preservando essa tradição de forma sustentável.”

O arrastão de Dendê e Banda promete emocionar e trazer uma nova perspectiva para a relação entre arte, cultura e meio ambiente, reafirmando o compromisso da percussão baiana com inovação e responsabilidade ecológica.