Música

Juliana Ribeiro apresenta “As Saideiras” no 2 de fevereiro, no Rio Vermelho

Juliana Ribeiro apresenta “As Saideiras” no 2 de fevereiro, no Rio Vermelho
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

29/01/2026 7:15pm

Foto: Divulgação / Juliana Ribeiro

A programação da Festa de Iemanjá, no Rio Vermelho, recebe no dia 2 de fevereiro, a partir das 16h, a cantora Juliana Ribeiro com o projeto As Saideiras: os melhores clássicos de todos os carnavais. A apresentação acontece no Barracão Cultural Odoyá, na Fonte do Boi.

Idealizado pela artista — que também é compositora, historiadora e pesquisadora em Artes —, o espetáculo nasce de uma reflexão afetiva sobre as canções que tradicionalmente encerram shows e carnavais, mas que permanecem vivas na memória coletiva do público. A partir dessa ideia, o projeto propõe um repertório dedicado a esses clássicos que atravessam gerações e ajudam a contar a história da festa momesca.

O show percorre diferentes momentos da música brasileira e do Carnaval, reunindo referências que vão de Chiquinha Gonzaga a Moraes Moreira, de Gal Costa a Gilberto Gil, além de nomes como Caetano Veloso, Jorge Ben Jor, Armandinho, Dodô e Osmar, Ilê Aiyê, Maria Alcina, Amelinha e Margareth Menezes. Também aparecem no repertório surpresas que dialogam com a memória afetiva do público, como canções de Sergio Sampaio e Raul Seixas.

Musicalmente, a apresentação transita entre frevos, marchas carnavalescas, ijexás, samba-reggae, samba-enredo e galopes, com a guitarra baiana como elemento condutor. O espetáculo também abre espaço para canções autorais de Juliana Ribeiro, como “Lição de Vida”, “ELLA” e “CANTO”, além de sua releitura de “Zé do Caroço”, de Leci Brandão.

Entre os momentos previstos, está uma homenagem aos 110 anos do samba, dedicada a matriarcas do samba de roda como Dona Dalva Damiana, Dona Edith do Prato, Claudete Macêdo e Rita da Barquinha, com a formação de uma roda de umbigada junto ao público.

A apresentação também contará com participações especiais de Carla Visi e da rainha do Ilê Aiyê, Suely Conceição.