"Volta no Dique": MUDEIdeNOME celebra o Aniversário de Salvador com música e tradição
Foto: Bruno Concha O Movimento Musical MUDEIdeNOME prepara mais uma edição da "Volta no Dique", evento que já se tornou uma tradição no Aniversá...
Foto: Flavimir Guimarães
O cantor e compositor baiano João Gonzaga será uma das atrações da próxima edição do projeto Culinária Musical, que ocorre no dia 6 de abril, a partir das 12h, na Casa Rosa, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O evento, idealizado pelo ator e afrochefe Jorge Washington, também contará com apresentações dos cantores Roberto Mendes e Juliana Ribeiro.
Conhecido por sua versatilidade artística, Gonzaga sobe ao palco com o figurino de "Pescador Estilizado" e um repertório que mescla interpretações de clássicos da MPB, como "Sangue Latino", de Ney Matogrosso, em versões remix, com faixas de seu audiovisual "Matarandiba", gravado em Salvador e lançado em Angola.
Homenagem a Caymmi e performances ao vivo
Entre as novidades do show, o artista destaca uma homenagem especial a Dorival Caymmi, interpretando "História pro Sinhozinho", "Minha Jangada Vai Sair Pro Mar" e "Maracangalha". Durante esta última canção, o artista plástico Fernando Queiroz irá pintar um quadro ao vivo no palco, retratando a imagem do icônico cantor baiano.
Trajetória e contribuições culturais
Nascido no bairro do Engenho Velho de Brotas, em Salvador, em 1971, João Gonzaga cresceu em um ambiente musical influenciado pelos pais, Luiz Gonzaga e Almerinda Paula (D. Ninha). Desde a infância, demonstrou interesse pela arte, iniciando sua trajetória com peças teatrais e performances com bonecos.
Nos anos 1980, ao se mudar para Fazenda Coutos, no subúrbio da capital baiana, passou a ministrar cursos de teatro para a comunidade e desenvolveu projetos culturais, como a Frente Cultural da Bahia e o Projeto de Iniciação Musical (PIM). O trabalho resultou em dois troféus no Prêmio Braskem de Teatro, conquistados em 2009 com a peça "Os Donos da Terra". Atualmente, ele equilibra a carreira de cantor com os estudos em Arquitetura.
Sobre o Culinária Musical
Criado em 2017, o Culinária Musical é um projeto que une gastronomia e cultura, promovendo experiências sensoriais através da culinária afetiva de Jorge Washington e apresentações artísticas. O evento é marcado por pratos como Maxixada de Carne Seca, Moquecas de Carne e de Feijão, Sarapatel e Dobradinha, além de intervenções de teatro, dança, artes plásticas e fotografia.
A próxima edição promete reunir música, gastronomia e expressões culturais, consolidando-se como um dos eventos mais autêuticos do cenário cultural de Salvador.
Foto: Bruno Concha O Movimento Musical MUDEIdeNOME prepara mais uma edição da "Volta no Dique", evento que já se tornou uma tradição no Aniversá...
Foto: Divulgação A cantora Nina Queen inicia uma nova fase em sua carreira com o lançamento de "Pontas Soltas", primeira das cinco faixas que co...
Foto: Divulgação Salvador recebe um dos eventos mais inovadores do cenário musical brasileiro: o HitCamp, projeto da gravadora HitLab, que reúne artistas, prod...