Foto: Felipe Oliveira
Celebrar o verão brasileiro sempre foi uma das marcas do Jammil e Uma Noites, banda responsável por canções que se tornaram trilha sonora da estação mais aguardada do ano. Para abrir oficialmente a temporada, o grupo lançou, no primeiro dia do verão, o audiovisual “Jammil + Forte”, disponível no canal oficial da banda no YouTube. O projeto foi gravado neste mês no Forte de Monte Serrat, em Salvador, e pode ser conferido em: https://www.youtube.com/bandajammil.
Entre os grandes destaques do repertório está a versão do Jammil para o clássico “Brasil Pandeiro”, de Assis Valente, eternizado pelos Novos Baianos. A canção será trabalhada pela banda ao longo da temporada de verão, em um arranjo que valoriza os elementos rítmicos do samba e dialoga com a identidade musical do grupo.
A releitura também celebra os 115 anos de nascimento de Assis Valente, que serão completados em 2026. Baiano de Santo Amaro, o compositor é um dos grandes nomes da música brasileira, e a homenagem reafirma o compromisso do Jammil e Uma Noites com a valorização da cultura nacional.
O audiovisual “Jammil + Forte” reúne dez faixas, sendo seis inéditas, além de versões de clássicos que atravessam gerações. Entre elas, estão “Cidade Elétrica”, de Manno Góes e Jorge Zarath, conhecida nas vozes de Claudia Leitte e Daniela Mercury; “Tem que ter você”, de Manno Góes, gravada originalmente pela Asa de Águia; e “Sublime”, de Levi Lima, registrada durante sua passagem pelo Jammil.
Entre as inéditas, um encontro histórico chama atenção: Manno Góes, diretor artístico do Jammil e autor da maior parte do repertório da banda, assina a composição “Tonelada D’Água” ao lado de Carlinhos Brown e Fernando Anitelli, líder do grupo O Teatro Mágico. Manno e Anitelli voltam a se encontrar na faixa “Sem Medo Algum”. Completam o repertório as canções “Quero Ser Amor” (Marcelinho Oliveira), “A Lua, Você e Eu” (Edu Casanova / Sergio Passos), além de “Eu, Você e o Carnaval” e “Eu Não Amo Pouco”, ambas assinadas por Rafa Barreto, vocalista do Jammil, em parceria com Biel Rios.
As imagens do projeto são um espetáculo à parte. Gravado no Forte de Monte Serrat, único forte quinhentista de Salvador a preservar suas características originais, o cenário reforça a conexão do Jammil com a Cidade Baixa e com o objetivo de evidenciar a beleza e a importância histórica dos fortes da capital baiana.
É na região, inclusive, que a banda realiza tradicionalmente o projeto “Vamos Ver o Pôr do Sol”, show gratuito que acontece no fim da tarde, com um palco vazado que integra o mar da Baía de Todos os Santos ao espetáculo.
Com produção executiva de Paulo Borges e Manno Góes, “Jammil + Forte” é um lançamento da Mapa Fonográfica, em parceria com a ADA/WARNER. Sob o comando de Rafa Barreto, o Jammil segue se reinventando, apostando em novos projetos e consolidando sua posição como um dos grupos mais ativos do cenário musical brasileiro, com agenda intensa de shows em micaretas e festivais no Brasil e no exterior.