Música

Grupo Botequim abre 2025 com roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo

Grupo Botequim abre 2025 com roda de samba no Santo Antônio Além do Carmo
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

03/01/2025 9:50pm

Foto: Divulgação / Assessoria

Para quem deseja começar 2025 ao som de samba da melhor qualidade, a primeira roda do ano do Grupo Botequim promete ser imperdível. O evento acontece no dia 10 de janeiro, no Pátio da Igreja do Santo Antônio Além do Carmo, em Salvador. Com um repertório repleto de clássicos do gênero e participações especiais, a noite será uma celebração da cultura e da alegria.

Entre os convidados, destaque para o grupo cultural As Ganhadeiras de Itapuã, que transforma em arte o legado ancestral das mulheres negras ganhadeiras por meio de músicas que misturam sambas, afoxés, cirandas e outros ritmos. O repertório inclui homenagens a Dorival Caymmi e composições inspiradas na cultura de Itapuã e na vida de pescadores e ganhadeiras.

“O samba é a nossa forma de renovar as energias e atrair boas vibrações para o novo ano. As nossas rodas são momentos de catarse e alegria para quem participa, e queremos que essa energia contagiante seja o marco inicial de 2025”, comenta Roberto Ribeiro, cavaquinista e fundador do Grupo Botequim.

Com quase duas décadas de trajetória, o Grupo Botequim é referência na valorização e preservação do samba na Bahia. Reconhecido nacionalmente, o grupo combina pesquisa musical, composições autorais e uma forte conexão com as raízes do samba. O álbum “Festa no Botequim” (2016) é uma amostra do trabalho consolidado de Roberto Ribeiro (cavaquinho e voz), Washington Rodrigues (violão e voz), Tito Fukunaga (flauta e percussão), Bolota (percussão), Lalá Evangelista (percussão) e Brinquedo (surdo).