Música

Festival Giro Conecta une Magary Lord e Yuri da Cunha na Lavagem do Bonfim em Salvador

Festival Giro Conecta une Magary Lord e Yuri da Cunha na Lavagem do Bonfim em Salvador
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

15/01/2026 2:47pm

Foto: Divulgação / Magary Lord

O Festival Giro Conecta promove, no dia 15 de janeiro, data da tradicional Lavagem do Bonfim, um encontro musical entre o baiano Magary Lord e o angolano Yuri da Cunha, no pátio do Palácio da Aclamação, espaço que vai abrigar futuramente o CCBB Salvador. Os ingressos custam R$ 15 (meia) e R$ 30 (inteira), com vendas pela Sympla.

A apresentação propõe um diálogo afro-atlântico entre Bahia e Angola, tendo o semba como fio condutor. Magary Lord apresenta o conceito Black Semba, que atualiza essa herança na música baiana, enquanto Yuri da Cunha leva ao palco a força da música angolana contemporânea. Após o show, o público confere a Noite Africana, com DJs Fábio Lima (Angola) e Dami (Nigéria).

Realizado entre os dias 15 e 18 de janeiro, o Festival Giro Conecta aposta no intercâmbio cultural do Sul Global, reunindo artistas brasileiros, africanos e latino-americanos. Com patrocínio da BB Seguros, o projeto utiliza a música como ferramenta de conexão e fortalecimento de identidades culturais.

A programação segue na sexta-feira (16) com Jota Pê e a cabo-verdiana Mayra Andrade; no sábado (17), RDD, Tássia Reis e Larissa Luz recebem a colombiana Goyo; e no domingo (18), Chico César e Aguidavi do Jêje convidam Mario Lucio, de Cabo Verde. Além dos shows, o festival promove festas após as apresentações e uma mesa de debate sobre a influência da música afro-caribenha na cena global.