Música

Dia Mundial do Rádio: levantamento do Ecad revela as músicas mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos

Dia Mundial do Rádio: levantamento do Ecad revela as músicas mais tocadas no Brasil nos últimos 10 anos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

12/02/2025 1:31pm

Foto: iStock

No Dia Mundial do Rádio, comemorado em 13 de fevereiro, um estudo realizado pelo Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição) revelou quais foram as músicas mais tocadas nas rádios brasileiras na última década. O levantamento mostrou uma forte presença de músicas internacionais em todas as regiões do país, com gêneros como pop, eletrônico e R&B dominando as paradas.

Entre os hits mais reproduzidos está "Shape of You", de Ed Sheeran, que figurou nos rankings das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Outra canção internacional que se destacou foi "Get Lucky", da dupla francesa Daft Punk em parceria com Pharrell Williams e Nile Rodgers, presente nos rankings das regiões Centro-Oeste, Norte e Sul. "Piece of Your Heart", do trio italiano Meduza com o britânico Goodboys, também obteve grande popularidade, liderando as paradas em diversas regiões.

Apesar do domínio das músicas estrangeiras, os artistas nacionais também tiveram espaço significativo. O sertanejo, a MPB e o pop brasileiro marcaram presença em todas as regiões. No Nordeste, a música "Flores em Vida", composta por Vanessa da Mata, Felipe Duram, Alberto Araújo e Ben Harper, foi a mais tocada. Hits como "Jenifer", de Gabriel Diniz, "Medo Bobo", de Maiara & Maraisa, e "Erro Gostoso", de Simone Mendes, também figuraram entre as mais reproduzidas no país.

O estudo também apontou as diferenças regionais na preferência musical. No Sudeste, por exemplo, 80% das músicas mais tocadas foram de artistas internacionais, enquanto no Nordeste esse percentual foi mais equilibrado, com 55% de canções estrangeiras e 45% nacionais. O Centro-Oeste apresentou um índice de 65% de canções internacionais e 35% nacionais, enquanto no Norte, os números foram 60% e 40%, respectivamente. O Sul seguiu a tendência do Nordeste, com 55% de músicas estrangeiras e 45% nacionais.

A superintendente executiva do Ecad, Isabel Amorim, ressaltou a importância do rádio como meio de propagação musical e a necessidade de conscientizar as emissoras sobre o licenciamento musical. "Nos últimos anos, o segmento de rádio tem sido um dos principais na distribuição dos direitos autorais de compositores e artistas. Mas ainda precisamos melhorar a arrecadação dos direitos autorais desse segmento e conscientizar emissoras que ainda não realizam o licenciamento musical com regularidade", afirmou.

Criado pela UNESCO em 2011, o Dia Mundial do Rádio celebra a relevância desse meio de comunicação, que continua sendo uma das principais formas de acesso à música e à informação no Brasil. Mesmo com a ascensão do streaming, o rádio segue desempenhando um papel essencial na difusão musical e na construção de grandes sucessos.