Música

Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem Grammy 2026 com álbum gravado em turnê conjunta

Caetano Veloso e Maria Bethânia vencem Grammy 2026 com álbum gravado em turnê conjunta
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

02/02/2026 1:05pm

Foto: Reprodução Instagram @caetanoveloso e @mariabethaniaoficial 

Caetano Veloso e Maria Bethânia conquistaram, neste domingo (1º), o Grammy Awards 2026 na categoria Melhor Álbum de Música Global com o disco Caetano e Bethânia Ao Vivo. A premiação aconteceu em Los Angeles, nos Estados Unidos, e foi recebida em nome dos artistas pela cantora e apresentadora Dee Dee Bridgewater. O álbum é resultado da turnê que reuniu os irmãos nos palcos brasileiros, marcada por grande repercussão de público e crítica.

A produção premiada reúne canções emblemáticas das trajetórias individuais de Caetano e Bethânia, como Reconvexo e Vaca Profana, além de releituras e momentos inéditos, a exemplo da versão da música Fé, de Iza, interpretada pelos dois. Gravado ao longo de apresentações em diversas cidades do país, sempre com casas lotadas, o disco reafirma a força da canção brasileira no cenário internacional e celebra o reencontro artístico e afetivo dos irmãos com o público.

Nas redes sociais, Caetano e Bethânia comemoraram a conquista e agradeceram aos músicos envolvidos na turnê e ao público que acompanhou os shows. Para Maria Bethânia, o prêmio marca sua primeira vitória no Grammy, simbolizando um reconhecimento internacional após décadas de carreira. Já Caetano Veloso soma agora três vitórias na premiação, em sua sexta indicação, tendo vencido anteriormente com Livro (1998) e João Voz e Violão (2000), álbum de João Gilberto que produziu.