Música

Bahia no topo: BaianaSystem e Luedji Luna brilham no Grammy Latino 2025

Bahia no topo: BaianaSystem e Luedji Luna brilham no Grammy Latino 2025
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

14/11/2025 1:15pm

Foto: Reprodução Instagram @baianasystem / @latingrammys

A Bahia dominou categorias importantes na 26ª edição do Grammy Latino, realizada em Las Vegas, nos Estados Unidos, nesta quinta-feira (13). Os artistas baianos BaianaSystem e Luedji Luna foram consagrados vencedores, consolidando a força e a diversidade da música brasileira.

O grupo BaianaSystem levou para casa o prêmio de Melhor Álbum de Rock ou Música Alternativa em Língua Portuguesa com o aclamado disco O Mundo Dá Voltas. Esta é a segunda vez que a banda é reconhecida na premiação, tendo vencido a mesma categoria em 2019 com O Futuro Não Demora. O grupo celebrou a vitória e fez questão de ressaltar a importância da cultura local: "A gente tem que agradecer a força dos tambores da música afro baiana, dos blocos afros e do afoxé, que são as nossas fontes”, declararam.

A cantora e compositora soteropolitana Luedji Luna também foi premiada, vencendo na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro-Portuguesa Brasileira com seu trabalho mais recente, Um Mar Pra Cada Um. Ao receber o gramofone, Luedji dedicou o prêmio e celebrou a ancestralidade: “Esse Grammy é um presente de Ossain, de Exú. Eu queria agradecer aos meus pais por terem me educado para sonhar alto”.

Destaques Brasileiros no Grammy Latino 2025

Outros artistas brasileiros tiveram uma atuação notável, com premiações em categorias importantes.

A grande vencedora brasileira da noite foi a artista Liniker, que conquistou três prêmios: Melhor Canção em Língua Portuguesa ("Veludo Marrom"), Melhor Álbum de Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa (Caju) e Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa ("Caju").

Outros grandes nomes consagrados foram Chitãozinho & Xororó, pelo Melhor Álbum de Música Sertaneja (José & Durval); Sorriso Maroto, que venceu na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode (Sorriso Eu Gosto no Pagode Vol. 3 - Homenagem Ao Fundo De Quintal); João Gomes, Mestrinho e Jota.pê, com o Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa (Dominguinho); Eli Soares, premiado como Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa (Memóri4s (Ao Vivo)) e Hamilton de Holanda Trio, que levou o prêmio de Melhor Álbum de Jazz Latino (Live In NYC).