Música

A Bahia no comando da cena musical em 2025

A Bahia no comando da cena musical em 2025
Camilly Oliveira

Camilly Oliveira

07/05/2025 5:36pm

Foto: Pedro Soares / Divulgação

A Bahia promete tomar conta de 2025 com lançamentos que passeiam entre o afrofuturismo, a MPB, o samba e a música popular contemporânea. BaianaSystem, Luedji Luna, Josyara, Rachel Reis e Mateus Aleluia estão entre os nomes mais aguardados do ano. A chegada do álbum póstumo de Riachão já é histórica: com participações de Martinho da Vila, Criolo, Teresa Cristina e Josyara, o disco costura o legado do mestre do samba com a força das vozes de hoje.

Entre nomes que têm movimentado a cena soteropolitana local, vêm aí projetos de Manuela Rodrigues, Vandal, Ivan Sacerdote, Bagum e do coletivo Outras Vozes, que além de lançar seu primeiro álbum, também impulsiona trabalhos de Ana Barroso, Dorea, Fatel e Luiza Britto. Marcelo Galter mergulha na obra de Dorival Caymmi e entrega uma releitura sofisticada, pensada na memória e na ousadia.

Pelo Brasil, artistas veteranos e da nova geração aquecem a cena com lançamentos para todos os gostos. Roberta Sá, Lenine, Arnaldo Antunes, Paralamas do Sucesso, Ivan Lins, Djavan e, possivelmente, Maria Bethânia, já preparam novidades. Um dos momentos mais simbólicos do ano será o Sambabook em homenagem a Beth Carvalho, que vai reunir Leci Brandão, Zeca Pagodinho, Seu Jorge, Agnes Nunes, Luedji e Luana Carvalho em uma grande roda de celebração.

O rap como sempre vem forte e quente: Racionais, BK’, Flora Matos, Don L, Victor Xamã, Tasha & Tracie, Ajuliacosta e Veigh devem marcar o ano com álbuns que jogam luz sobre os desafios e pulsos das ruas. Nomes como FBC, Jup do Bairro, Marina Sena, Mateus Fazeno Rock e Bem Gil também aparecem com novos trabalhos que ampliam as narrativas e os afetos da música brasileira atual.

Nos bastidores, selos como YB e Rocinante seguem fundamentais. A YB aposta em discos com recortes políticos, poéticos e experimentais, como os de Lulina, Paulo Tó e Adriana Moreira. Já a Rocinante prepara lançamentos que aprofundam a música instrumental, com destaque para Hermeto Pascoal, Tiago Amud, João Luiz e Marcelo Galter. Atravessar 2025 será também reencontrar a Bahia no centro da cena, na qual nunca deixou de estar.