Mundo

Papa Leão XIV faz apelo pela paz: “Nunca mais a guerra!”

Papa Leão XIV faz apelo pela paz: “Nunca mais a guerra!”
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

11/05/2025 5:00pm

Foto: Vatican News


Durante a oração mariana do Regina Caeli neste domingo, 11 de maio, o Papa Leão XIV dirigiu-se a uma multidão de aproximadamente 100 mil fiéis reunidos na Praça São Pedro, no Vaticano, com um apelo emocionado por paz global. O Pontífice pediu o fim dos conflitos armados e uma solução justa e duradoura para as regiões em guerra, destacando a Ucrânia, a Faixa de Gaza e a relação entre Índia e Paquistão.

Ao recordar os 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial, o Papa alertou para os perigos de uma “terceira guerra mundial em pedaços”, expressão já usada por seu antecessor, Papa Francisco. “A imensa tragédia da Segunda Guerra Mundial terminou há 80 anos, em 8 de maio, depois de causar 60 milhões de vítimas. Também eu me dirijo aos poderosos do mundo, repetindo o apelo sempre atual: ‘Nunca mais a guerra!’”, declarou.

O Pontífice manifestou especial solidariedade ao povo ucraniano, pedindo a libertação de prisioneiros e o retorno das crianças às suas famílias. Também expressou profunda dor diante da crise humanitária em Gaza, apelando pelo cessar imediato do fogo e pela liberação dos reféns.

Em tom mais esperançoso, Leão XIV saudou positivamente o recente anúncio de cessar-fogo entre Índia e Paquistão. “Espero que, por meio das próximas negociações, se possa em breve chegar a um acordo duradouro”, disse.

Concluindo sua exortação, o Papa confiou seus apelos à intercessão de Maria: “Confio à Rainha da Paz este apelo comovido, para que seja Ela a apresentá-lo ao Senhor Jesus, a fim de obtermos o milagre da paz”.

Por fim, o Santo Padre homenageou o Dia das Mães, celebrado neste domingo em vários países, incluindo a Itália. “Envio uma saudação carinhosa a todas as mães, com uma oração por elas e por aquelas que já estão no Céu”, afirmou, encerrando com um sorriso e acenos à multidão.