Mundo

Morre aos 84 anos o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney

Morre aos 84 anos o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney
Da Redação

Da Redação

04/11/2025 3:40pm

Foto: Domínio Público

O ex-vice-presidente dos Estados Unidos Dick Cheney morreu aos 84 anos, informou sua família nesta terça-feira (4). Segundo comunicado, ele faleceu na noite de segunda-feira (3) em decorrência de complicações de pneumonia e problemas cardíacos e vasculares.

Cheney foi vice-presidente entre 2001 e 2009, durante o governo de George W. Bush, e é considerado um dos mais influentes e controversos políticos da história recente dos Estados Unidos. Sua atuação foi marcada pelo forte protagonismo na política de segurança nacional e na condução da chamada “guerra ao terror” após os atentados de 11 de setembro de 2001.

Durante o período em que esteve no cargo, Cheney defendeu a expansão dos poderes presidenciais, que, segundo ele, haviam sido enfraquecidos desde o escândalo de Watergate, que culminou na renúncia de Richard Nixon em 1974. Ele também ampliou a influência do cargo de vice-presidente ao montar uma estrutura própria de segurança nacional, que frequentemente funcionava como um centro paralelo de poder dentro da Casa Branca.

Com uma longa trajetória política, Cheney ocupou cargos de destaque em diferentes governos republicanos, incluindo o de secretário de Defesa sob George H. W. Bush, quando coordenou a Guerra do Golfo em 1991.

Cheney conviveu com problemas cardíacos por grande parte da vida — o primeiro de vários ataques cardíacos ocorreu aos 37 anos. Em 2012, ele passou por um transplante de coração, que prolongou sua vida por mais de uma década.