Papa invoca o dom da paz para o mundo e reforça que ela é responsabilidade de todos
Foto: Vatican News Em sua mensagem de Natal, o Papa destacou que Jesus Cristo é a verdadeira paz e convocou a humanidade a assumir a responsabilidade pessoal e...
Em um dos ritos mais emblemáticos do início de um pontificado, o Papa Leão XIV tomou posse na tarde deste domingo (25) da Cátedra do Bispo de Roma, localizada na Basílica de São João de Latrão. Durante a celebração eucarística, o Santo Padre expressou seu desejo de estar próximo da nova família diocesana, partilhando com ela “alegrias e dores, cansaços e esperanças”.
“Também eu lhes ofereço o pouco que tenho e que sou”, declarou Leão XIV, citando as palavras do Beato João Paulo I ao assumir a mesma cátedra em 1978.
O início da cerimônia foi marcado pela saudação do cardeal Baldassare Reina, vigário do Papa para a Diocese de Roma, que falou em nome da Igreja local, destacando a importância do momento. Em seguida, Leão XIV sentou-se na cátedra episcopal, gesto que simboliza a autoridade do Papa como Bispo de Roma, sucessor do apóstolo Pedro.
A Basílica de São João de Latrão é a catedral da Diocese de Roma e considerada a “mãe de todas as igrejas”, como lembra a inscrição em sua fachada. Leão XIV destacou o papel da Igreja de Roma como herdeira da fé dos apóstolos Pedro e Paulo e dos primeiros mártires, sublinhando sua missão de unidade e serviço.
Inspirado nas leituras da missa, o Papa refletiu sobre o papel da oração e da escuta no exercício pastoral, afirmando que a comunhão nasce “de joelhos”, na oração, e no esforço constante de conversão. “Somos tanto mais capazes de anunciar o Evangelho quanto mais nos deixamos conquistar e transformar por ele”, afirmou.
O pontífice também reconheceu os desafios enfrentados pela Diocese de Roma, elogiando o caminho percorrido nos últimos anos, sobretudo no acolhimento aos peregrinos neste tempo de Jubileu. Comprometeu-se a escutar todos os membros da comunidade, citando Santo Agostinho: “Para vós sou Bispo, convosco sou cristão”.
Ao final da homilia, Leão XIV confiou a Diocese à intercessão dos santos Pedro e Paulo e de “tantos outros irmãos e irmãs cuja santidade iluminou a história desta Igreja e as ruas desta cidade”, pedindo ainda a proteção da Virgem Maria para a nova missão que inicia.
Foto: Vatican News Em sua mensagem de Natal, o Papa destacou que Jesus Cristo é a verdadeira paz e convocou a humanidade a assumir a responsabilidade pessoal e...
Foto: Freepik A Netflix anunciou nesta sexta-feira (5) um acordo para adquirir os estúdios de TV e cinema e a divisão de streaming da Warner Bros. Discovery po...
Fotos: Divulgação / O Pente A turnê internacional de O Pente continua cruzando fronteiras e desembarca, pela primeira vez, na cidade de Atlanta, nos Esta...