Mundo

Cardeais elegem Papa Roberto Franciscum como novo líder da Igreja Católica

Cardeais elegem Papa Roberto Franciscum como novo líder da Igreja Católica
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

08/05/2025 5:18pm

Foto: Divulgação 

A fumaça branca que emergiu da chaminé da Capela Sistina nesta quinta-feira (8) marcou o fim do Conclave e o início de um novo capítulo para a Igreja Católica. Após quatro votações, os cardeais alcançaram o consenso necessário e elegeram o sucessor do papa Francisco.

Com pelo menos 89 votos a seu favor, o escolhido foi o cardeal Robert Francis Prevost, que adotou o nome Roberto Franciscum, em referência à tradição papal e ao legado de seu antecessor. A escolha foi oficialmente anunciada ao mundo com a tradicional proclamação “Habemus Papam”, feita pelo cardeal Dominique Mamberti, da sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano.

A partir de agora, Papa Roberto Franciscum assume a liderança espiritual de mais de um bilhão de católicos em todo o mundo.

Entre os nomes especulados antes do Conclave, destacava-se o cardeal Robert Sarah, da Guiné, conhecido por sua postura conservadora e por ter ocupado cargos de destaque no Vaticano, incluindo o de Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos.