Mundo

26ª edição do Grammy acontece nesta quinta-feira (13) em Las Vegas

26ª edição do Grammy acontece nesta quinta-feira (13) em Las Vegas
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

13/11/2025 4:17pm

📸 Foto: Rodrigo Varela/WireImage

A 26ª edição do Grammy Latino 2025 acontece nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, em Las Vegas. As celebrações começaram no último fim de semana, quando o cantor e compositor brasileiro Ivan Lins recebeu o Prêmio à Excelência Musical pelo conjunto monumental de sua obra, que completa 60 anos em 2025. A noite principal do Grammy Latino é dividida em duas partes: a première, que antecede a cerimônia principal, e a transmissão oficial do evento.

A première será realizada no Mandalay Bay South Convention Center, em Las Vegas, a partir das 17h (horário de Brasília), e transmitida ao vivo pelas plataformas da Academia Latina. Tiago Iorc e Kany García serão os anfitriões da cerimônia. Marina Sena, Carol Biazin e Papatinho estão entre os artistas que entregarão alguns dos prêmios, junto de nomes como Camilú, Malena Burke, Silvestre Dangond, Debi Nova, Lenny Tavárez e outros. O evento também contará com apresentações musicais de Akapellah, Andrés Cepeda, Jesse & Joy, Judeline, Leiva, Julia Mestre, Fito Páez, Vivir Quintana, Trueno e do projeto Dominguinho, que reúne João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê.

A cerimônia principal começa às 22h (horário de Brasília), diretamente do MGM Grand Garden Arena, e será apresentada por Maluma e Roselyn Sánchez. A transmissão oficial no Brasil será feita pelos canais Multishow e Bis, além do Globoplay (para assinantes do plano premium), com cobertura ao vivo a partir das 21h. Guilherme Guedes comandará as entrevistas no tapete vermelho e, em seguida, se junta a Dedé Teicher e Priscilla na apresentação da cerimônia.

Entre as atrações musicais da noite estão alguns dos maiores nomes da música latina. Liniker representará o Brasil com uma das performances mais aguardadas do evento. Bad Bunny, o artista com maior número de indicações neste ano (12 no total), também se apresenta, assim como CA7RIEL & Paco Amoroso, com 10 indicações. Outros nomes confirmados são Adelaido “Payo” Solís III (Grupo Frontera), Aitana, Alejandro Sanz, Carlos Santana, Christian Nodal, DannyLux, Gloria Estefan, Ivan Cornejo, Joaquina, Kacey Musgraves, KAROL G, Los Tigres del Norte, Marco Antonio Solís, Morat, Nathy Peluso, Pepe Aguilar e Rauw Alejandro.

O Brasil chega forte à premiação. Liniker é a artista brasileira mais indicada neste ano, com sete nomeações — incluindo três das categorias mais prestigiadas: Álbum do Ano com “Caju”, Canção do Ano com “Veludo Marrom” e Gravação do Ano com “Ao Teu Lado”. Ela também concorre em Melhor Álbum Pop Contemporâneo em Língua Portuguesa, categoria que traz ainda Marina Sena, Carol Biazin e Julia Mestre. Liniker já fez história em 2022, quando se tornou a primeira artista trans brasileira a vencer um Grammy Latino, na categoria de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira.

Outros brasileiros indicados incluem Marina Sena, Milton Nascimento, Djonga, Julia Mestre, Luedji Luna, Rubel, Alcione, Zeca Pagodinho, Ana Castela, Lauana Prado, Tierry, Marcelo D2, Mart’nália e o grupo Sorriso Maroto. Entre os novos talentos, o Brasil também está representado nas categorias de revelação com Juliane Gamboa e Sued Nunes.

Além das principais categorias internacionais, o país marca presença em segmentos específicos como Melhor Álbum de Samba/Pagode, Melhor Álbum Sertanejo, Melhor Álbum de Raízes em Língua Portuguesa — em que o projeto “Dominguinho”, com João Gomes, Mestrinho e Jota.Pê, é um dos destaques — e Melhor Álbum de Música Cristã.

Com uma presença expressiva e grandes chances de vitória, o Brasil promete ser um dos protagonistas do Grammy Latino 2025. Entre homenagens, estreias e reencontros, a cerimônia deve celebrar não só a diversidade da música latina, mas também o impacto crescente da produção brasileira no cenário internacional.