Moda

Sapatos do tipo Oxford seguem em alta na moda

Sapatos do tipo Oxford seguem em alta na moda
Da Redação

Da Redação

01/06/2021 10:15am

Estilo e classe se reúnem em um só sapato: o chamado “Oxford”, ou “sapato inglês”, como também é conhecido. O calçado se diferencia pela amarração dos cadarços, que são feitas dentro de perfurações no couro, de forma lateral. De acordo com o estilista e sócio-proprietário da Homem do Sapato, Jhonathan Rêgo, a amarração fechada é chamada de “closed lacing” e desperta o interesse daqueles que buscam um sapato mais formal e discreto.

Segundo algumas teorias, o modelo teria começado a se popularizar por jovens dentro da Universidade de Oxford, durante o século dezoito, e por isso levou esse nome. Seu uso se daria pela vontade dos estudantes em terem mais conforto, uma vez que antes os calçados eram grandes botas apertadas. Hoje, no entanto, ele é sinônimo de elegância e formalidade, não sendo mais usado por jovens no dia a dia de universidades. “Com o tempo, o seu uso foi se modificando e se adaptando aos gostos e demandas de cada época”, pontua Jhonathan.

O sapato Oxford pode ser encontrado em diferentes modelos, sendo segmentado em wholecut, plaint toe e cap toe. O modelo wholecuts é revestido apenas com um pedaço de couro, com uma única costura no calcanhar e sem costuras laterais. Por não possuir muitos detalhes, ele acaba se transformando em um calçado ainda mais formal.

O tipo cap toe se diferencia por ter como a principal característica um bico com elevação. Por último, o plain toe também não possui detalhes e por isso é uma opção bastante elegante, devido ao visual discreto. Usado em situações mais formais, ele é liso na frente. “O cap toe é geralmente usado para momentos corporativos, combinando com um terno. Já o wholecut é ótimo para combinar com smokings e o plain toe cai muito bem à noite”, finaliza Jhonathan.