Moda

Projeto de Economia Criativa da Apae Salvador culmina em desfile de moda

Desfile estrelado por PCDs e mães acontecerá no próximo dia 26, no Shopping Piedade

Projeto de Economia Criativa da Apae Salvador culmina em desfile de moda
Da Redação

Da Redação

24/10/2022 8:00pm

Aliar criatividade e talento com empreendedorismo. Esse é um dos objetivos do projeto Moda e Sustentabilidade, desenvolvido pela Apae Salvador. A ação focada na Economia Criativa capacita, atualmente, 20 mulheres mães de jovens assistidos pela Instituição, e promove oficinas de capacitação em costura, acabamento e empreendedorismo com enfoque sustentável na confecção de roupas e acessórios. O projeto conta com o patrocínio da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás, e culminará em um desfile de moda, que será realizado no próximo dia 26 de outubro no piso L4 do Shopping Piedade, a partir das 10h. Para estrelar as peças na passarela, 10 mães e jovens com deficiência intelectual e múltipla irão desfilar.

“Esse é um projeto lindo, que estimula a criatividade dessas mães, além de capacitá-las para seguirem uma atividade econômica que possa garantir uma renda extra e, quem sabe, o próprio sustento da família”, destaca Jaqueline Braz, gestora de Assistência Social da Apae Salvador. As mulheres capacitadas tiveram cinco meses de preparação técnica e palestras com temas transversais, visando gerar autonomia no desenvolvimento do seu próprio negócio, a partir dessa iniciativa da Apae. Nesse período, foi criada a marca Histórias de Mãe, que irá apresentar a sua primeira coleção, denominada Origens.

“A marca Histórias de Mães surgiu e foi concebida no cotidiano, acompanhando as experiências relatadas por cada mãe, carregadas de significados, batalhas e superação, e com um sentimento em comum a todas elas: a relação de amor incondicional aos seus filhos”, afirmou Geisebel Vasconcelos, instrutora do projeto. Para dar o pontapé inicial à marca, foi criada a coleção Origens, com um viés de diversidade étnica, trazendo a identificação com a matriz africana, através dos tecidos com essa referência em estampas e modelos. “Traz um recorte mais regional, nordestino, com o artesanato, crochê e outros trabalhos manuais, transformados em produtos de alto valor agregado pela sustentabilidade e o feito à mão”, completou a mentora.

Em todo o processo de produção da Histórias de Mãe, a sustentabilidade se faz presente. Desde o reaproveitamento de refugos da indústria têxtil, passando pelo uso de sacas de frutas para a produção de bolsas, até cortes de tecidos muito pequenos, que se transformam em enchimento para almofadas, aproveitando 100% dos materiais. “É a transformação de refugos da indústria têxtil, trazendo em cada trama detalhes e histórias cheias de afeto e força”, conclui Geisebel Vasconcelos.