Moda

Moradores da região do Uruguai apresentam suas criações em desfile de formatura do Ponto da Moda

A iniciativa, patrocinada pela Braskem, qualificou 29 novas pessoas para o setor de Confecções

Moradores da região do Uruguai apresentam suas criações em desfile de formatura do Ponto da Moda
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

04/03/2024 8:48pm

Fotos: João Franco/. Divulgação 

Mais de 60 criações foram apresentadas por moradores da região do bairro do Uruguai, em Salvador, no desfile que marcou a conclusão da segunda edição do projeto Ponto da Moda. Com o tema “Economia Circular”, o evento aconteceu na manhã deste sábado (02/03), no Condomínio Bahia Têxtil, celebrando a certificação de 29 participantes do curso de operador polivalente do setor de Confecções, com competências desenvolvidas nas áreas de Costura Industrial, Desenho Técnico e Modelagem. A iniciativa é uma realização da Lavoro Brasil, com patrocínio da Braskem e apoio do Condomínio Bahia Têxtil, do Sindicato da Indústria de Vestuário do Estado da Bahia (Sindvest) e do Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC).

Na passarela, os alunos compartilharam peças produzidas com diversos materiais, incluindo recicláveis como o plástico. Adriene de Oliveira foi uma das que optou por seguir esse caminho na confecção de seis modelos, trabalho realizado em equipe. “A ideia surgiu desde o início do curso, quando aprendemos nas aulas que podemos reutilizar produtos descartáveis e, assim, fomos amadurecendo as ideias e definimos o que iríamos apresentar”, explica Adriane. O grupo desenvolveu uma saia e um top com sacos de náilon, uma saída de praia feita a partir de sacolas plásticas e brincos de garrafa pet, que surpreenderam a plateia pela criatividade. 

As demais peças apresentadas foram produzidas com tecidos variados, a exemplo do brim, sarja, tricoline, viscose, cetim e jeans. Alguns desses materiais vieram de roupas que seriam descartadas, por meio da técnica conhecida como upciclyng. “O desfile demonstrou a versatilidade e os benefícios que a adoção da economia circular, com práticas de reuso, reciclagem e redução do desperdício, pode trazer para o setor da moda”, enfatiza Magnólia Borges, gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia.

Moda engajada - O diretor da Lavoro Brasil e coordenador técnico do Ponto da Moda, Artur Santos, ressalta que o curso é focado no processo industrial, mas também tem o viés da criatividade e do empoderamento, evidenciado neste desfile. “Alguns participantes nunca tiveram contato com a máquina ou com o universo da moda, mas o curso capacitou de forma que eles pudessem não apenas apresentar um excelente trabalho, desfilando peças criadas por eles, sendo protagonista do próprio aprendizado, mas também estando aptos a ingressar no mercado de trabalho a partir dessa qualificação que é proporcionada”, afirma.

No total, foram oferecidas 350 horas de aula, distribuídas em quatro módulos e uma aula especial com a modelo baiana Julia Querino, Miss Beleza Black 2022, que ensinou aos participantes técnicas de desfile em passarela. Ainda durante o evento, foi realizada a doação de 275 conjuntos de camisas e shorts para a Associação João de Deus e a Associação de Moradores do Conjunto Santa Luzia, que atendem crianças em situação de vulnerabilidade social no bairro do Uruguai. Criadas durante as aulas do curso, as peças irão beneficiar crianças de 8 a 12 anos das instituições.

Para Hari Hartmann, presidente do Sindicato de Vestuário do Estado da Bahia (SINDVEST) e APL de Confecções do Estado da Bahia, o evento foi o momento de celebrar o resultado do aprendizado de todos que concluíram a formação. “Estamos finalizando mais este ciclo de parceria com a Braskem, onde proporcionamos a qualificação de pessoas e inserção no mercado de trabalho, algo tão importante, em especial para as mulheres da região da Cidade Baixa, que muitas vezes não conseguem ter acesso a ações como essa”, pontua.