Moda

Modelo baiana mirim e a representatividade, conheça Lis Dórea

Modelo baiana mirim e a representatividade, conheça Lis Dórea
Da Redação

Da Redação

25/02/2022 3:15pm

Em meio ao crescimento da representatividade nas passarelas possuímos diversos exemplos de mulheres negras alcançando o seu sonho enquanto levantam pautas e empoderamento. Entre elas, com apenas 5 anos, Lis Dórea iniciou sua carreira de modelo mirim em 2019. 

Lis já participou de campanhas publicitárias no Hospital Santo Amaro, grupo @ism, marcas @bebayulo e Goob e desfilou no Bahia Fashion Week. 

A primeira modelo negra nas passarelas parisienses foi a estadunidense Dorothea Towles Church, contratada por Dior, ainda nos anos 40, apesar disso sofreu preconceito em diversas amplitudes do mundo da moda e não alçando o sonho de ser atriz pela falta de papéis para seu perfil. Entre os destaques inesquecíveis está Naomi Campbell, com 30 anos de carreira, ainda reina como uma celebridade da moda. 

No Brasil, apenas em 2011, após 35 anos de existência, uma modelo negra apareceu na capa da Vogue Brasil, a modelo Emanuela de Paula. Esta semana, a pernambucana, modelo e ativista social Domitila Barros venceu o Miss Alemanha, se tornando a primeira mulher negra e imigrante a vencer o concurso.

O cenário demonstra como as barreiras ainda são diversas, mas Lis está confiante em seu sonho, junto a sua família. Na tentativa de se firmar e aprimorar, participa neste sábado, 26, do workshop de teatro na agência idmg school. 

"Acredito que esse curso irá trazer uma colaboração para o desenvolvimento de Lis e trabalhar a desenvoltura dela em atuações", afirma Zuleide de Souza, mãe da modelo.

Através do seu perfil nas redes, Lis se demonstra engajada no seu sonho e em sua identidade.