Moda

Mercado do Tira ocupa o Palacete Tira-Chapéu com moda, design e experiências criativas

Mercado do Tira ocupa o Palacete Tira-Chapéu com moda, design e experiências criativas
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

07/10/2025 4:35pm

Foto: Raphael Santana

O Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, volta a ser ponto de encontro da criatividade, da moda e do design com a segunda edição do Mercado do Tira, que acontece de 9 a 12 de outubro, com entrada gratuita. Realizado pela Galeria Instante, das produtoras Gabriela Cruz e Lívia Falcão, o evento celebra o lifestyle contemporâneo com foco na autenticidade e na produção autoral.

Durante quatro dias, o casarão histórico se transforma em uma vitrine de experiências, reunindo marcas independentes, oficinas, talks e atrações culturais, em uma proposta que convida o público a redescobrir o Centro Histórico sob uma nova perspectiva — sofisticada, afetiva e vibrante.

A curadoria do Mercado do Tira reúne nomes da cena criativa baiana e nacional, como Amará, Bee Home, Bia Machado, Cristalli Ótica, CS Joias em Crochê, Eyde Dantas, Gabriela Lisboa, Gaya Cosméticos Orgânicos, George Azevedo, Guiguirika, Inttuí, Juliana Cotias, LR Atelier, Malee, Matulão, Pythia, Santo B e Web Garden.

O evento também contará com o Espaço Conexões, com curadoria de Tânia Póvoa, reunindo as marcas Beto Normal, Biam Dhifá, Jailson Marcos e Refazenda, além da degustação interativa da GummFit, marca de suplementos criativos assinada por Jimenny Mingote.

Programação

Quinta-feira (9)

  • 14h – Elas no Palacete com o talk “Moda e Arte se Encontram no Palacete”, mediado por Fabíola Barros com o historiador Rafael Dantas e as empresárias Bia Machado e Claudia Santoro. (Ingressos R$ 78 – inscrições no Linktree do Elas no Palacete).
  • 17h – Talk com Ayeska Azevedo, psicoterapeuta holística e mentora de mulheres, sobre trajetória profissional.
  • 18h30 – Talk com Wladia Goes, influenciadora e comunicadora, sobre formação de comunidades nas redes sociais.

Sexta a domingo (10 a 12)

  • 16h às 20h – Oficinas de pintura de taças com a Papelote (inscrições R$ 50 pelo Instagram @papelote).

Sábado (11)

  • 17h – Encontro com Josy Souza, criadora da Gaya Cosméticos Orgânicos, que compartilhará experiências de viagens à Índia e conduzirá um ritual sensorial com alecrim.

Domingo (12)

  • 10h – Lançamento do livro infantil “Rino!”, primeira obra da professora e contadora de histórias Regina Campana.
  • 15h – Oficina de contação de histórias com Regina Campana, ensinando as crianças a criarem e narrarem suas próprias aventuras.

Um panorama da criação autoral

O Mercado do Tira destaca o talento e a diversidade da produção criativa. Entre os destaques, estão a alfaiataria fluida da Inttuí, o design sustentável da Pythia, as joias artesanais da Bia Machado, o upcycling artístico de George Azevedo, a moda afetiva da Amará, e as biojoias sustentáveis de Gabriela Lisboa. A pluralidade estética e o diálogo entre tradição e inovação fazem do evento um retrato da moda consciente e contemporânea produzida no Nordeste.

De acessórios feitos com tela industrial pela Santo B a arranjos florais autorais da Web Garden, passando por cosméticos naturais, roupas infantis bordadas e alfaiataria agênero, o Mercado do Tira propõe uma imersão no universo da criação independente e sustentável.