Gefferson Vila Nova amplia presença nacional entre Baile da Vogue e Carnaval
Foto: Yago Mesquita No eixo Rio–Salvador, o estilista marcou presença no Baile da Vogue, realizado no Rio de Janeiro, a convite da Chandon, cliente para o qual...
Foto: Raphael Santana
O Palacete Tira-Chapéu, no Centro Histórico de Salvador, volta a ser ponto de encontro da criatividade, da moda e do design com a segunda edição do Mercado do Tira, que acontece de 9 a 12 de outubro, com entrada gratuita. Realizado pela Galeria Instante, das produtoras Gabriela Cruz e Lívia Falcão, o evento celebra o lifestyle contemporâneo com foco na autenticidade e na produção autoral.
Durante quatro dias, o casarão histórico se transforma em uma vitrine de experiências, reunindo marcas independentes, oficinas, talks e atrações culturais, em uma proposta que convida o público a redescobrir o Centro Histórico sob uma nova perspectiva — sofisticada, afetiva e vibrante.
A curadoria do Mercado do Tira reúne nomes da cena criativa baiana e nacional, como Amará, Bee Home, Bia Machado, Cristalli Ótica, CS Joias em Crochê, Eyde Dantas, Gabriela Lisboa, Gaya Cosméticos Orgânicos, George Azevedo, Guiguirika, Inttuí, Juliana Cotias, LR Atelier, Malee, Matulão, Pythia, Santo B e Web Garden.
O evento também contará com o Espaço Conexões, com curadoria de Tânia Póvoa, reunindo as marcas Beto Normal, Biam Dhifá, Jailson Marcos e Refazenda, além da degustação interativa da GummFit, marca de suplementos criativos assinada por Jimenny Mingote.
Programação
Quinta-feira (9)
Sexta a domingo (10 a 12)
Sábado (11)
Domingo (12)
Um panorama da criação autoral
O Mercado do Tira destaca o talento e a diversidade da produção criativa. Entre os destaques, estão a alfaiataria fluida da Inttuí, o design sustentável da Pythia, as joias artesanais da Bia Machado, o upcycling artístico de George Azevedo, a moda afetiva da Amará, e as biojoias sustentáveis de Gabriela Lisboa. A pluralidade estética e o diálogo entre tradição e inovação fazem do evento um retrato da moda consciente e contemporânea produzida no Nordeste.
De acessórios feitos com tela industrial pela Santo B a arranjos florais autorais da Web Garden, passando por cosméticos naturais, roupas infantis bordadas e alfaiataria agênero, o Mercado do Tira propõe uma imersão no universo da criação independente e sustentável.
Foto: Yago Mesquita No eixo Rio–Salvador, o estilista marcou presença no Baile da Vogue, realizado no Rio de Janeiro, a convite da Chandon, cliente para o qual...
A estilista baiana Victoria Facó confirmou participação no Carnaval da Bahia 2026 ao assinar os looks que serão usados por Lara Morel durante os dias de folia n...
Foto: Divulgação / CeA A C&A retorna ao Expresso 2222 no Carnaval de Salvador 2026, retomando a parceria com um dos camarotes mais tradicionais da festa. D...