Moda

Ícone fashion, Iris Apfel morre aos 102 anos

Ícone fashion, Iris Apfel morre aos 102 anos
Ana Virgínia Vilalva

Ana Virgínia Vilalva

02/03/2024 3:20pm

A designer de interiores e artista norte-americana, que sempre será lembrada por visuais extravagantes, faleceu nesta sexta-feira (1º)

Nesta sexta-feira (1º), o mundo da moda perdeu uma grande personalidade: Iris Apfel, que morreu aos 102 anos. A designer de interiores marcou o universo fashion com um estilo colorido, divertido e totalmente autêntico. Na web, ela compartilhava, com frequência, os looks maximalistas usados para comparecer a eventos. O falecimento foi informado pelo perfil da norte-americana no Instagram.

Filha única de uma família judia, Iris Apfel nasceu no Queens, em Nova York, no Estados Unidos, em 29 de agosto de 1921. A revolucionária trajetória da designer de interiores começou cedo e, ao longo dos anos, deixou uma marca inegável ao desafiar os padrões da moda.

Junto ao marido, Carl Apfel, Iris embarcou em viagens pelo mundo em busca de tecidos e inspirações para projetos. Juntos, eles fundaram uma empresa na indústria têxtil, em 1948. Com isso, inclusive, a designer de interiores trabalhou na decoração da Casa Branca durante nove mandatos presidenciais

Iris Apfel, além de uma icônica empresária, foi responsável por personificar as palavras “individualidade” e “ousadia” no mundo da moda. Reconhecida pela paixão por acessórios extravagantes, óculos enormes e uma mistura eclética de peças, Apfel desafiou inúmeros padrões estéticos com um estilo audacioso e inconfundível.


Com mais de 100 anos, a personalidade vibrante de Iris Apfel, que carregava consigo uma atitude inabalável, continua a inspirar muitos fashionistas. Nesse contexto, é possível reparar que a moda, diferente do que muitos pensam, não tem limites para a idade e a verdadeira elegância transcende normas convencionais.